Metabolismo - Conceito, o que é, Significado

MetabolismoO termo metabolismo se refere à atividade interna de um organismo para manter-se vivo. O metabolismo pode variar de organismo para organismo em muitas ocasiões, mas sempre mantêm uma série de atividades básicas que se relacionam pelo fato de gerar energia e utilizá-la para modificar e reconstruir-se. No primeiro caso, se refere ao catabolismo, enquanto que no segundo ao anabolismo. O metabolismo tem uma série de consequências que a primeira vista pode passar despercebidas, mas que olhando com precisão são dignas de admiração pela complexidade que acarretam. De fato, o metabolismo é responsável para que um ser vivo constitua uma unidade que o preserve automaticamente. Uma forma de exemplificar esta situação pode ser a capacidade que os mamíferos têm em manter sua temperatura corporal independente da temperatura externa. Embora esta qualidade não seja absoluta, obviamente, significa uma grande vantagem em termos de adaptação.

No entanto, o metabolismo é um conjunto de atividade pelo simples fato de manter-se e consumir periodicamente uma porção importante da energia utilizada pelo ser vivo. Isto significa que a energia utilizada por um organismo é a maior para sua manutenção, independente de sua atividade. No caso do ser humano, se denomina metabolismo basal a esta parte do metabolismo que significa o baseamento de qualquer outra atividade e que consume energia de modo constante. Isto pode ocasionar variações em seu consumo de modo indireto, por exemplo, quando uma pessoa está em fase de recuperação após um determinado esforço.

Para a realização de suas tarefas, o metabolismo precisa de nutrição que lhe forneça energia química. Este tipo de necessidade acontece tanto em nível orgânico como em nível celular. Assim, a ingestão de alimentos produz vários elementos necessários. Outro tipo de necessidade do metabolismo é o oxigênio que realiza processos de combustão. Finalmente, é necessário desfazer-se dos resíduos. Todos estes elementos são indispensáveis para que a atividade interna de um ser vivo seja realizada sem inconvenientes; caso contrário, ele pode adoecer e até mesmo falecer.

O metabolismo pode ser bem complexo, especialmente nos vertebrados superiores. O conhecimento detalhado de seus processos pôde apenas ser compreendido com precisão no século passado, circunstância motivada em boa parte pelo avanço da biologia. No futuro, sem dúvidas, estes avanços poderão complementar nosso conhecimento.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: