Organismos - Conceito, o que é, Significado

Como significado mais comum, o termo organismos se refere a todos os seres vivos que habitam nosso planeta, com indiferença de sua forma, tamanho, assim como qualquer outra característica física ou elemento primordial. Desta maneira, dentro da categoria de organismos estão desde as bactérias microscópicas até as gigantescas sequoias de mais de 100 metros de altura.

Classificação de organismos

Há inúmeras formas de classificar os organismos de acordo com os mais variados critérios, porém seguindo a teoria mais habitual, podemos destacar três grandes divisões:

Pelo número de células que os compõem: pluricelulares ou unicelulares

Como seu próprio nome diz, os organismos pluricelulares são compostos por uma grande quantidade de células, enquanto que os unicelulares estão intergrados por uma célula apenas. Entre os primeiros estão incluídos os seres humanos, os animais, as plantas, entre outros; já no grupo dos unicelulares se destacam as bactérias.

Um ponto interessante é que todos os organismos pluricelulares em sua origem já foram unicelulares, pois se trata de uma condição pela qual se vê obrigada a passagem de todos os organismos. Aliás, embora possa parecer o contrário, o grupo de organismos unicelulares contém em seu interior a grande maioria de organismos vivos do planeta.

Pelo seu modo de alimentação: autótrofos ou heterótrofos

Os organismos autótrofos são capazes de fabricar seu próprio alimento, como acontece no caso das plantas. Em contrapartida, os heterótrofos precisam ingerir substâncias orgânicas fabricadas por outros organismos; este é o caso dos animais que podem nutrir-se tanto de organismos autótrofos como de outros heterótrofos.

Uma qualidade particular dos seres humanos é que graças a seu desenvolvimento podem ingerir alimentos fabricados através de matérias primas que sofrem um processo de elaboração em plantas de produção.

Por ouro lado, o sistema de alimentação dos organismos autótrofos consiste em criar as substâncias necessárias para viver a partir de substâncias inorgânicas como a luz. Por isso é importante ressaltar que mesmo sem precisar de outros organismos para alimentar-se são necessários outros fatores externos para realizar corretamente seu ciclo metabólico.

Pelo seu metabolismo: aeróbicos ou anaeróbicos

Aqueles organismos que precisam de oxigênio para sobreviver pertencem ao grupo dos aeróbicos, como mostram os seres humanos. Em contrapartida, os organismos anaeróbicos são aqueles que não precisam de oxigênio em seu metabolismo.

No segundo grupo, dependendo da substância que substitui o oxigênio, pode ser realizada uma nova classificação para diferenciar os organismos que realizam uma fermentação ou uma respiração anaeróbica.

Imagem: iStock - nopparit

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: