Conceito » Saúde » Excreção

Excreção - Conceito, o que é, Significado

Os organismos vivos, incluindo os seres humanos, têm a necessidade de eliminar substâncias de resíduos. Para referir a este fenômeno fisiológico empregamos o termo excreção.

No conjunto dos seres vivos

As funções metabólicas de todos os seres vivos geram substâncias que devem ser descartadas. Estas substâncias podem ser tóxicas ou benéficas e seu processo de expulsão deve ser realizado através de um sistema de excreção.

O processo metabólico dos organismos ocorre de duas maneiras possíveis: com reações anabólicas e catabólicas. As primeiras são aquelas que formam os polímeros, ou seja, as moléculas grandes (exemplos de macromoléculas seriam o amido, a celulose e as proteínas). As segundas consistem na fragmentação de macromoléculas com a finalidade de formar moléculas menores (por exemplo, os aminoácidos são fragmentações de proteínas e a glicose é resultado da decomposição de açúcares).

Consequentemente, tanto as reações catabólicas como as anabólicas formam o metabolismo de um organismo.

Nos seres humanos

Para que um ser humano mantenha bons níveis em seu metabolismo é necessário que haja um sistema de equilíbrio, também conhecido como sistema homeostático. Este sistema permite equilibrar várias funções:

1) a regulação das concentrações sanguíneas de íons de sódio, potássio, cloro e cálcio;

2) a regulação do conteúdo de água no sangue;

3) a retenção de nutrientes como a glicose ou os aminoácidos;

4) a manutenção de ph do sangue;

5) a secreção de hormônios;

6) a eliminação de resíduos. Este último item da homeostase se refere aos produtos de excreção.

Em cada organismo vivo há um tipo de produto específico, mas no caso dos seres humanos, excretamos as substâncias de resíduos em três processos diferenciados: filtração, reabsorção e secreção

O primeiro se refere à saída de liquido através do órgão excretor. O segundo se refere ao transporte de substâncias. Já o terceiro à eliminação de moléculas do meio interno.

Nosso organismo possui um sistema excretor. Através dele eliminamos todas as substâncias de resíduos. Este sistema é formado pelos seguintes órgãos: o aparelho urinário é formado pelos rins e as vias urinárias responsável de eliminar a urina, enquanto que o cólon ou intestino grosso elimina as fezes pelo ânus.

Vale destacar que o fígado também intervém no sistema de excreção, pois transformam as gorduras e as proteínas em produtos de resíduos como a ureia.

Por último, os pulmões também atuam como um órgão de excreção, pois permitem a eliminação de CO2.

Imagem: Fotolia. koti

Relacionados:

  1. Matéria Orgânica
  2. Organismos
  3. Ciclo de Krebs
  4. Nucleotídeos
  5. Monossacarídeo
  6. Homeostase
  7. Nutrição
  8. Abiogênese
  9. Ciclo Celular
  10. Ecotoxicologia