Lua Negra - Conceito, o que é, Significado

lua-negraO termo lua negra se refere a um fenômeno astronômico. Este fenômeno acontece quando a lua não pode ser observada na Terra por causa do efeito da luz solar, já que o resplendor do sol impossibilita a visibilidade da lua. Em outras palavras, a posição da lua em relação ao sol é imperceptível ao olho humano e isso faz com que se fale da lua negra. Deve-se destacar que a lua é companheira inseparável da Terra no espaço, pois ambos os planetas giram ao mesmo tempo ao redor do Sol.

Fases da Lua e da Lua negra

Em sua órbita ao redor da Terra, a lua recebe a luz solar e apenas uma parte sua é visível e ilumina a Terra. As fases da Lua são as seguintes: nova, crescente, cheia e minguante. Estas mudanças acontecem quando a Lua gira ao redor da Terra e a Terra ao redor do Sol, assim, a luz que incide sobre a Lua nem sempre é a mesma.

As fases da Lua são as diferentes iluminações que passam pelo satélite terrestre e que dão uma volta completa ao redor da Terra.

Neste sentido, a periodicidade das fases lunares permite calcular quando aparecerá uma lua negra, também conhecida como lua escura. Durante este período, a luz solar se encontra situada na parte detrás da lua e isso faz com que a vejamos totalmente negra. Em relação a sua duração, esta fase se prolonga durante três dias.

A lua negra e a astrologia

Quando abordamos o conceito Lua negra a partir dos parâmetros da astrologia, estamos diante de uma realidade muito discutida do ponto de vista científico.

As primeiras referências à Lua negra se encontram na mitologia babilônica e nas escrituras judaicas

Nestes relatos a lua negra está associada ao oculto e ao mistério, por outro lado, esta fase lunar está representada simbolicamente pela Lilith, a primeira esposa de Adão. Estes relatos foram incorporados posteriormente pelas descrições astrológicas sobre os horóscopos. Assim, a lua negra se refere às emoções ocultas e a tudo aquilo que permanece no mais profundo do espírito humano.

Na linguagem astrológica, a lua negra tem relação com o lado escuro e sinistro do ser humano, assim como com tudo aquilo que vai além do racional. Desta maneira, quando se lê uma carta astral e aparece a lua negra, o interprete da carta se refere ao vazio existencial ou à carência de emoções verdadeiras.

Imagem: Fotolia. ket4up

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: