Conceito » História » Lista Negra

Lista Negra - Conceito, o que é, Significado

Quando um indivíduo ou um coletivo qualquer é considerado perigoso, desleal, subversivo ou contrário a certos interesses, é bem provável que seu nome acabe figurando em uma lista de pessoas não gratas. Este tipo de registro é conhecido popularmente com um termo: lista negra. Estas duas palavras são a tradução do inglês blacklist. Como critério geral, aquele que confecciona esta modalidade de listagem tem o objetivo de prejudicar aqueles que se incluem na mesma.

Se todas as pessoas devem ser consideradas por igual, o uso de uma lista negra supõe uma forma de discriminação. Em linhas gerais, a elaboração de um inventário de pessoas "perigosas" obedece a razões secretas e, portanto, esta classificação não pode ser oficialmente conhecida. Pode haver lista negra em diferentes contextos.

No campo político

Nos regimes totalitários, os dissidentes políticos e os grupos rotulados como subversivos são perseguidos, na verdade, qualquer um que o governo considere potencialmente perigoso por algum motivo. Deve-se destacar que nos sistemas democráticos estes registros também são elaborados, mas fazem parte dos "esgotos estatais" ou das práticas irregulares dos governos.

Nos Estados Unidos, durante o período conhecido como macartismo, as pessoas "desleais" ao governo, especialmente aquelas rotuladas como esquerdistas, faziam parte de uma lista negra ou blacklist. Entre elas se destacaram atores famosos como Humphrey Bogart e Katharine Hepburn, diretores de cinema como John Houston e ainda roteiristas como Ling Lardner Jr. São vários os filmes que contam esta realidade histórica: "Trumbo: a lista negra de Hollywood", "Cortinas fechadas" ou "Caça às bruxas".

Nas comunicações por e-mail

No envio de emails algumas mensagens não chegam ao destinatário porque o IP do remetente da mensagem foi introduzido em alguma lista negra. Isso faz com que o email acabe em uma pasta de spam ou lixo eletrônico.

Na vida cotidiana

Na linguagem coloquial também usamos esta denominação. Assim, dizemos que alguém está em nossa lista negra quando damos a entender que essa pessoa faz parte do nosso grupo de inimigos.

A cor preta geralmente descreve situações negativas

As cores estão associadas a ideias e sentimentos. Como regra geral, algo preto é rotulado como negro quando apresenta algumas características negativas (dizemos, por exemplo, que "temos um dia negro" naqueles casos em que ocorrem situações desagradáveis ao longo do dia).

No entanto, no mundo do marketing, existe a black friday, um dia em que os comerciantes oferecem grandes descontos (a origem desta expressão está relacionada aos números negros, aqueles que se opõem aos vermelhos, dos quais são equivalentes às perdas do ponto de vista contável).

Imagens Fotolia: Oleg Voznyy, Wayne

Relacionados:

  1. Lua Negra
  2. Lista de Espera
  3. Trending Topic
  4. Cleptocracia
  5. Problemas Sociais
  6. Mamba-negra
  7. Partido Pantera Negra
  8. Viúva Negra
  9. Teoria dos Quatro Humores
  10. Pecados Capitais