Vazio Existencial - Conceito, o que é, Significado

O sentimento humano de que a vida carece de sentido tem sido defendido por alguns filósofos com o termo vazio existencial. Este sentimento acontece normalmente entre pessoas que consideram que a vida humana carece de sentido, pois não acreditam em um Deus superior, muito menos em qualquer ideia que dê algum tipo de significado à vida.

O vazio existencial tem sido descrito como uma doença da alma, pois aqueles que avaliam a vida desta maneira têm a sensação de desamparo, tédio e, definitivamente, vivem com a convicção de que estar vivo está associado ao desespero e à ausência de fé.

Possíveis causas do vazio existencial

Do ponto de vista filosófico o vazio existencial pode ser explicado de várias maneiras:

- A ideia de que Deus não existe, uma vez que se trata de um conceito criado pelo homem. Ao pensar desta forma o homem se sente só e desamparado;

- A ideia de que pode haver um Deus, mas sua existência não significa uma finalidade de vida humana, consequentemente, se experimenta um vazio interior similar ao que se tem quando se acredita que Deus não existe.

- A ideia de que a razão humana e a ciência são o único instrumento válido para buscar a verdade. Esta consideração exclui qualquer caminho rumo à transcendência ou à espiritualidade, do qual se pode conduzir ao vazio interior.

- A ideia de que o ser humano é pura existência e não tem nenhuma essência. Esta concepção faz com que o homem perceba a si mesmo sem uma finalidade, pois veio a este mundo por uma simples questão biológica.

- Não encontrar uma ideia em relação a certas perguntas: “quem somos?”, ‘o que fazemos nesta vida?”, entre outras.

As consequências pessoais

As diversas ideias ou crenças que conduzem ao vazio existencial trazem consequências ao ser humano, sendo que algumas delas são as seguintes:

1) levar uma vida na qual só existe o presente;

2) adotar uma posição escapista (escapar da realidade pode levar a certos vícios, ao materialismo e a um sentimento de frustração ou angústia vital;

3) abordar a vida humana com a ausência de valores supremos e, portanto, atuar sem ideais.

Enfim, deve-se destacar que alguns pensadores descreveram o vazio existencial como um deserto da alma humana. Filosoficamente, o vazio existencial está equiparado ao conceito do nada.

Imagem: Fotolia. thinglass

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: