Conceito » Ciência » Astrologia

Astrologia - Conceito, o que é, Significado

AstrologiaA astrologia é um conhecimento baseado na relação existente entre as constelações do universo e os indivíduos. É uma disciplina milenar que até hoje em dia ainda conta com partidários no mundo todo, embora a comunidade científica não reconheça neste saber uma autêntica dimensão.

Entre todas as constelações do espaço, apenas 12 fazem parte da Astrologia, pertencem ao zodíaco e correspondem aos doze meses do ano. O conhecimento do zodíaco foi atribuído pelos caldeus e assírios, aproximadamente 1000 anos a.C. Entretanto, este conhecimento astrológico é universal, pois são inúmera as civilizações que utilizam este tipo de saber, da qual podemos destacar os maias, astecas, hindus, incas, druidas, gregos e romanos.

A partir da estrutura do zodíaco criou-se uma ideia chamativa e sugestiva: o destino dos indivíduos e a relação direta do caráter com a posição de cada signo do zodíaco

Os inúmeros grupos de estrelas (chamados de constelações) foram descritas pelo homem por considerar sua existência através da subjetividade, ou seja, não existem propriamente no céu, mas estão em nossa mente. Por exemplo, a constelação de Sagitário não possui uma forma única, assim como em Peixes, Áries e Capricórnio. Inclusive quando se percebe uma forma diferente, trata-se de nossa percepção visual.

Os críticos e os seguidores

A astrologia conta com duas posturas claramente diferenciadas e radicalmente opostas. Existem aqueles que estão convencidos do vínculo existente entre os grupos de estrelas zodiacais e o destino do homem e do seu caráter. Por outro lado, há aqueles que defendem um conhecimento improcedente, falso e que se baseia numa crença sem nenhuma base empírica.

Os defensores da astrologia consultam o horóscopo ou pedem a um astrólogo para fazer seu mapa astral e assim confrontar os desígnios dos astros. Os críticos fazem perguntas sobre a verdade destas afirmações, por exemplo, questionam a seriedade e a força dos astros em relação à vida dos seres humanos.

Além destas diferentes posturas sobre a certeza do conhecimento astrológico, há uma terceira opção: existem aqueles que consultam o horóscopo com cepticismo, mas que ao mesmo tempo têm curiosidade em saber o que lhes pode acontecer em relação ao amor, no trabalho e no campo financeiro.

Imagem: iStock. klim2011

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: