Conceito » Ciência » Mamba-negra

Mamba-negra - Conceito, o que é, Significado

Esta serpente da família Elapidae vive nas savanas e nas colinas dos países do sul e do leste da África. Este animal está perfeitamente adaptado ao meio natural, uma vez que seu corpo comprido se encontra totalmente camuflado pelo mato.

Seu nome Mamba-negra não se refere à coloração de suas escamas, mas sim a cor preta do interior de sua boca. Seu corpo mede cerca de 4 metros de comprimento, podendo atingir uma velocidade de 20 km/h e vive normalmente 11 anos. O ser humano é o único inimigo da mamba-negra.

Dados de interesse

- É um dos animais mais mortíferos do continente africano. Entre as serpentes, é uma das mais letais do mundo.

- Seu veneno ataca o sistema nervoso de suas vítimas e com as doses de veneno de cada mordida pode matar até quinze pessoas.

- As fêmeas são muito seletivas na hora do acasalamento.

- Entre ambos os sexos não há diferenças visíveis, pois seu tamanho é muito similar.

- Os machos se aproximam das fêmeas através do seu potente olfato (o período de acasalamento ocorre antes da estação chuvosa).

- Machos e fêmeas não formam pares estáveis e apenas se juntam durante o período de cio.

- As fêmeas incubam os ovos no interior de seu corpo durante dois meses aproximadamente (o número de ovos colocado por cada fêmea varia entre 10 e 25).

- A mamba-negra costuma esconder-se nos troncos das árvores ou em alguma toca abandonada. Suas guaridas são lugares quentes e escuros.

- Os especialistas em caça de serpentes procuram reduzir os conflitos que podem afetar os seres humanos.

- Estas cobras são altamente valorizadas no mercado de espécies exóticas.

- Quando a forma da sua língua permanece aberta significa que está sentindo-se ameaçada.

- Possui uma excelente visão e graças a ela são efetivas na hora de atacar suas presas.

- Seu mecanismo corporal para manter a temperatura é comparável a um painel solar (a serpente toma sol para atrair energia e a ação do calor estimula seu metabolismo).

O ataque da Mamba-negra é geralmente mortal

Os efeitos de sua mordida são letais nos humanos. Ao atacar o sistema nervoso central ocasiona uma reação rápida: primeiro, produz uma sensação de formigamento nas mãos, depois a visão fica turva e há perda de controle muscular, assim como aumento da temperatura corporal e, finalmente, ocorre uma paralisia generalizada acompanhada de convulsões.

A agonia acaba em parada cardíaca e morte.

Imagens Fotolia: dvrcan, steph

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: