Integração - Conceito, o que é, Significado

IntegracaoDenomina-se integração ao processo que um determinado elemento se incorpora a uma unidade maior. Assim, por exemplo, é possível fazer referencia à integração social, trabalhista, econômica, energética, regional, entre outras. A circunstância antagônica se denomina desintegração e tem a ver com a separação das diferentes partes de um todo até o ponto de eliminar a entidade primária que a constitui. A integração do ponto de vista social ou econômico possibilita um avanço nas condições de vida da população, pois permite mostrar os pontos fortes de uma pessoa ou de qualquer tipo de grupo. É basicamente um dos princípios que sustenta o comércio.

Quando nos referimos aos diversos processos sociais, o conceito de integração mostra como uma pessoa começa a fazer parte de um grupo maior. Este tipo de circunstância pode ter muito níveis. Assim, por exemplo, referindo à integração social em geral, podemos dizer que é a forma que uma sociedade tem de criar mecanismos para que os indivíduos participem dela. Em geral, este tipo de circunstância pode ser útil tanto para o individuo como para a sociedade propriamente dita, além de ter facetas específicas. Desta forma, a integração trabalhista explica a capacidade de uma pessoa em entrar no mercado de trabalho com relativa facilidade. Esta situação está ligada às necessidades da sociedade.

A integração também pode acontecer em várias sociedades. Assim, por exemplo, podemos dizer que a globalização é um processo que tem conseguido profunda integração de grupos humanos com diferentes culturas e histórias. Esta circunstância é um processo complexo que mostra os aspectos econômicos, tecnológicos e culturais. De fato, esta integração somente pode acontecer devido aos avanços da tecnologia, e que pode encurtar as distancias e o tempo. Isto significa que a evolução do transporte facilitou o comércio de todo mundo causando grande impacto e repercussão. Outro ponto importante a ser considerado é o fato de que as comunicações conseguiram um grande avanço com o contato cultural, situação que se aprofundou cada vez mais ao longo do tempo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: