Inclusão - Conceito, o que é, Significado

InclusaoÉ chamada de inclusão a toda atitude, política ou tendência que pretende integrar as pessoas dentro da sociedade através de seus talentos e que, por sua vez, sejam correspondidas com os benefícios que a sociedade possa oferecer. Este tipo de integração deve ser realizado do ponto de vista econômico, educativo, político, etc.

A exclusão que um grupo social pode sofrer corresponde a várias causas. Uma delas, talvez a mais importante, seja a pobreza, do ponto de vista econômico. O quadro se agrava quando transmitida de pais para filhos tornando-se crônica. Para compensar esta situação é fundamental o papel do estado, seja através de programas sociais para atenuar esta circunstância. Também sem sido abordado ao longo da história o estabelecimento de obras estatais que ofereçam emprego e impulsionem a economia para diminuir a extensão da pobreza. Isto implica basicamente em um aumento momentâneo do gasto público e que seria revertido assim que a economia voltasse a crescer.

Outra forma de promover a inclusão social é proporcionada pela existência de igualdade no que diz respeito à oferta educativa. De fato, a igualdade de oportunidades em relação à educação é um fator que tende a uma integração. É por isso que o Estado pode contribuir com esta situação fornecendo bolsas de estudo para melhorar a igualdade de oportunidades.

Existe um discurso na área da pedagogia que tenta dar uma resposta de como a escola deve lidar com o problema de inclusão no contexto educacional. A premissa básica é que deve reorganizar todo o sistema educacional para adaptar cada aluno em vez de fazer com que o aluno se encaixe no sistema. Esta abordagem promove uma escola que abraça a diversidade como uma circunstância normal e evita a discriminação de diferentes tipos de necessidades, tentando tirar vantagem das diferenças. Assim, a heterogeneidade se constitui como um valor a ser defendido e dos benefícios a serem obtidos.

Os conceitos que a pedagogia nos oferece podem estender-se em toda a sociedade, sem necessidade de serem relegados no plano educacional. Sem dúvida, buscar a inclusão não é um simples ato de solidariedade com aqueles relegados pela sociedade, mas sim uma possibilidade de melhoria a todos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: