Cloreto de Magnésio - Conceito, o que é, Significado

O magnésio é um mineral abundante da natureza e seu símbolo químico é Mg. Na tabela periódica dos elementos está classificado como um metal alcalino. A partir deste, pode-se criar um componente químico binário: o cloreto de magnésio. Deve-se destacar que o cloreto é uma combinação do cloro com o metal.

Benéficos para a saúde

Nos últimos anos foram descobertas inúmeras propriedades do cloreto de magnésio para o organismo. Entre os mais significativos podemos destacar os seguintes:

- Combate os processos de descalcificação dos ossos e dos tecidos. Neste sentido, é muito valorizado para aliviar os efeitos dolorosos da artrose, da fibromialgia e das câimbras musculares;

- Estabiliza a pressão sanguínea;

- Relaxa o sistema nervoso e potencializa a lucidez mental e a memória;

- Fortalece o sistema imunitário;

- Ajuda reduzir a cistite e os níveis de colesterol;

- É benéfico para combater as eczemas, a acne, a psoríase ou para fortalecer os cabelos e as unhas.

Os benefícios do cloreto de magnésio são avaliados por estudiosos e rigorosos cientistas que demonstram que seus consumidores regulares chegam à velhice com mais qualidade de vida e a sensação de bem-estar e energia.

Onde estão e algumas das suas contraindicações

Os alimentos ricos em magnésio são: grão-de-bico, lentilha, ervilha, vagem, vegetais de folhas verdes, cereais integrais e frutos secos. Entretanto, o cloreto de magnésio pode ser ingerido normalmente como suplemento alimentar, do qual é aconselhável consultar um especialista para assessorar as doses adequadas.

Embora esta substância seja muito saudável, os médicos acreditam que em alguns casos haja uma série de contraindicações:

1) nas pessoas com um ritmo cardíaco excessivamente lento;

2) nas pessoas que sofrem de obstrução intestinal;

3) nas pessoas que sofrem de insuficiência renal;

4) nas pessoas alérgicas ao cloreto de magnésio.

Para evitar seu sabor amargo, é melhor ser ingerido através de comprimidos ou por via intravenosa.

Por último, deve-se ressaltar que nem todos os tipos de cloreto de magnésio são iguais e que cada uma das suas modalidades apresentam diferentes graus de eficiência para a saúde.

Imagem: Fotolia. kakmyc

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: