Conceito » Aprender » Corrosão

Corrosão - Conceito, o que é, Significado

Do ponto de vista estritamente químico, a corrosão é um tipo de reação, mais especificamente a redução de um óxido. Neste processo intervêm três fatores diferenciados: as características do metal utilizado, o ambiente ou a água que se encontra em contato com a peça metálica e a reação eletroquímica.

O processo de corrosão

A atmosfera terrestre contém oxigênio e vapor de água e estes dois elementos ativam o processo de corrosão. Quando uma peça de aço é aquecida ao carbono forma-se um óxido, já quando o magnésio é aquecido cria-se uma reação com o oxigênio do ar formando o óxido de magnésio. Para que o ferro ou o aço corroam e se transformem em óxido é necessário que esses metais estejam expostos à umidade ou à chuva.

Os metais se oxidam devido à lei ou à regra do octeto. Segundo esta lei, quando ocorre a oxidação de um átomo o elemento alterado sofre uma perda de elétrons. Assim, há um agente redutor que oxida um elemento. Existem duas versões da oxidação ou corrosão: a lenta ou a rápida. A primeira acontece porque o metal está em contato com o ar e a água, já a segunda se deve à ação da combustão que gera calor.

Embora os metais se degradem e corroam com o passar do tempo devido à presença de agentes oxidantes, existem alguns sistemas para evitar a corrosão:

1) proteger a superfície do metal com alguma substância, normalmente óleo de vedação ou uma camada galvanizada de zinco;

2) prevenir o fluxo de íons entre os metais com o processo de galvanização ou anodização.

Da química à linguagem cotidiana

A corrosão é um processo que pode ser explicado quimicamente. No entanto, o termo corrosão também pode ser usado em outros contextos da linguagem. Quando uma pessoa tem um problema que lhe angustia profundamente, pode-se dizer que "algo lhe corrói por dentro".

Assim mesmo, quando sentimos inveja profunda, costumamos dizer "a inveja me corrói". Quando há dúvidas sobre determinado assunto dizemos "tenho uma dúvida que me corrói". Nestas expressões, manifesta-se um fenômeno curioso: nossos sentimentos e emoções são comparados a todo tipo de fenômeno relacionado à química.

Na verdade, quando duas pessoas não se conectam bem, pode-se dizer que "não há química entre elas".

Por outro lado, a relação entre a química e as emoções não é usada apenas num sentido metafórico, já que na verdade as emoções humanas são expressas na linguagem da química (por exemplo, as endorfinas são neuropeptídeos que circulam através da corrente sanguínea e são responsáveis pelas sensações de bem-estar e bom humor).

Imagem: Fotolia. underworld

Relacionados:

  1. Eletrólise
  2. Urânio
  3. Elementos Químicos
  4. Fotossíntese
  5. Ciclo da Água
  6. Maleabilidade
  7. Higrômetro
  8. Hilariante
  9. Tabela de Valências
  10. Atmosfera