Conceito » Ecología » Girassol

Girassol - Conceito, o que é, Significado

É uma planta herbácea da família Asteraceae. Seu nome científico é Helianthus annuus. Popularmente é conhecido como girassol, mas também são empregadas outras denominações: girasole, sunflower, óleo de gira. É uma planta anual usada para o cultivo, mas também para a ornamentação ou forragem.

Sua raiz tem entre quatro e oito centímetros de comprimento. Possui um talo único de cor verde que mede entre dois e cinco centímetros de diâmetro e tem uma altura próxima a dois metros. As folhas têm forma de coração e apresentam uma textura áspera. O fruto seco que possui é chamado de aquênio.

Outros dados de interesse

Tem sido cultivado há milhares de anos no continente americano, especialmente no território do México. Como muitos outros cultivos, chegou a Europa no século XVI. A partir do século XIX, iniciou-se a exploração industrial do seu óleo. Atualmente é cultivado em países com clima temperado.

Em relação ao seu uso, podemos destacar os seguintes: serve para fabricar óleo cru e refinado, como subproduto destinado à alimentação animal ou então como substância empregada na indústria agroquímica.

Em sua maioria são de cor amarela, mas também são comercializados girassóis marrons ou alaranjados.

Na mitologia clássica grega, esta planta representa o sol e o amor. Vale lembrar que a ninfa Clitia se apaixonou pelo deus do sol (Helios) e durante o dia não deixava de observá-lo atentamente. Quando Clitia soube que Helios havia se apaixonado por uma princesa, não pôde reprimir seu ciúme e conseguiu fazer com que a amante de Helios fosse castigada. A atitude vingativa da ninfa foi severamente reprimida, pois os deuses decidiram transformá-la em um girassol.

Suas sementes são muito benéficas como alimento

As sementes podem ser consumidas com sal ou sem sal. Trata-se de um fruto seco do qual se obtém o óleo que usamos para condimentar os alimentos. Os benefícios nutritivos das sementes são diversos:

1) por conter ácidos gordos reduz o risco de sofrer com problemas circulatórios, cardíacos ou vasculares;

2) por conter potássio e magnésio, são benéficos como suplementos alimentares para os atletas;

3) o magnésio e o fósforo que contêm favorece a atividade cerebral;

4) fortalecem o sistema imunológico e previnem algumas patologias de tipo viral;

5) reduzem a sensação de cansaço;

6) melhoram o aspecto da pele.

Por que giram em direção ao sol?

O sol se move todos os dias do leste para o oeste e este movimento determina a posição dos girassóis. Desta maneira, quando o sol desaparece no final do dia, esta flor gira novamente para o leste, como se estivesse esperando os primeiros raios solares do dia seguinte. Este fenômeno tem uma denominação científica específica, fototropismo. A posição variável ocorre quando a planta é jovem, pois quando madura deixa o girassol e fica em uma posição fixa.

O fototropismo é, em poucas palavras, a capacidade de uma planta seguir um feixe de luz.

Esta função ocorre porque o girassol tem receptores (as fototropinas) que ativam o hormônio auxina, o que faz com que o caule se volte para a direção da luz solar.

Imagem: Fotolia. Alekss

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: