Conceito de Ácidos e Bases

Candela Rocío Barbisan | Janeiro 2023
Engenheira Química

Tanto os ácidos quanto as bases são substâncias que, ao doar ou transferir um H+ e ao aceitar espécies H+ respectivamente, formam espécies iônicas que, dissolvidas em água, podem conduzir eletricidade. Para entender melhor a ideia, avançamos com uma reação onde H+ (prótons) são transferidos:

HCl(g)+H2O(l) → Cl(ac) + H3O+(ac)

Nesta reação vê-se como o cloreto de hidrogênio (HCl) perde um H+, obtendo Cl e o dito próton é aceito pela água formando um íon hidrônio H 3OU+. Agora é fácil identificar o ácido e a base, como o nome indica, o ácido clorídrico será o ácido enquanto a água atuará como a base.

Exemplos

As reações ácido-base são muito importantes tanto na química cotidiana quanto na indústria. E talvez, apesar de não conhecer a fundo como se desenvolviam essas reações, houvesse um preconceito dos ácidos e bases com os quais costumamos estar em contato. Como exemplos podemos citar:

– Os cítricos, característicos pelo seu sabor “azedo”, são os ácidos mais citados.

– O vinagre é composto de ácido acético.

– hidróxido de sódio, uma base forte usada em muitos processos industriais, conhecida como “soda cáustica”

– Óxido de cálcio, é a cal que se compra em lojas de ferragens.

Poderíamos continuar a lista amplamente, já que existem milhares de ácidos e bases existentes, que combinados entre si dão origem a reações ácido-base. Outro caso típico é o do vinagre, citado acima, formado pela dissolução do ácido acético em água; vejamos a reação em jogo:

HC2 H3 O2(ac) + H2O(l) ↔ C2H3O2(ac)+ H3O+(ac)

É possível observar certa analogia a partir da reação do cloreto de hidrogênio, onde o ácido acético perde um H+, que é recebido pela água, formando duas espécies iônicas, dois eletrólitos. Qualquer átomo de hidrogênio em um ácido que pode ser doado para uma base é conhecido como um hidrogênio ácido. Se olharmos para a última reação, vemos que apenas um dos quatro hidrogênios que ela possui participa da doação, é o único hidrogênio ácido que o composto possui. Bem, existem compostos que possuem mais de um hidrogênio ácido, porém, cada um deles será mais ou menos fácil de ser transferido.

Quando o composto possui um único hidrogênio ácido, diz-se que é monoprótico, e este é o caso dos ácidos vistos acima, tanto o ácido clorídrico quanto o ácido acético são ácidos monopróticos. Mas vamos ver alguns ácidos dipróticos como exemplo, um dos mais reconhecidos é o ácido sulfúrico H2SO4, que é capaz de doar seus dois hidrogênios ácidos, um deles mais facilmente do que o outro. Neste caso, se você doar apenas um hidrogênio ácido forma HSO4, chamado hidrogenossulfato, enquanto se você doar dois hidrogênios ácidos forma SO4 >-2, sulfato, um íon com uma carga negativa a mais que o anterior.

Quanto às bases, as mais simples são as que provêm de compostos iônicos, como os hidróxidos. Muitos deles são solúveis em água e, quando dissolvidos, são capazes de se dissociar, por exemplo, falamos anteriormente da soda cáustica ou hidróxido de sódio:

NaOH(s) → H2O Na+(ac)+ OH(ac)

Podemos identificar facilmente que se trata de uma base, pois quando se dissocia em água vemos os íons hidroxila característicos (OH). E, como o hidróxido de sódio, podemos citar alguns mais como KOH ou Al(OH)3. Outro exemplo é o da amônia, cuja base pode reagir com a água para formar o íon hidrônio da seguinte forma:

NH3(ac)+H2O(l) ↔ NH4 +(ac) + OH(ac)

Deve-se notar que, no caso do NaOH, ele simplesmente se dissocia em água enquanto, no caso do NH3, são produzidos íons hidroxila porque há uma reação química, na qual a água atua como um ácido contra uma base, doando prótons.

Para identificar ácidos e bases existem diversos testes, alguns podem ser feitos em casa e outros em laboratório. De uma forma simples poderíamos pegar um papel de tornassol e, ao entrar em contato com um ácido, torna-se avermelhado, enquanto que, ao entrar em contato com uma base, torna-se azul. No entanto, existem indicadores ácido-base de diferentes preços, qualidades e disponibilidade e o seu funcionamento baseia-se na mudança de cor quando expostos a uma substância de natureza ácida ou básica e um dos mais reconhecidos pela sua disponibilidade e preço é a fenolftaleína.

Artigo de: Candela Rocío Barbisan. Engenheira Química pela UNMdP, Argentina, atua na gestão de ativos e integridade em diversos setores, principalmente Oil & Gas. Certificada em API 580, Risk Based Inspection, pelo American Petroleum Institute. Professora da Faculdade de Engenharia da UNMdP, de Química Geral I, Laboratório de Operações Unitárias de 4º ano, e Laboratório de Reatores e Controle de 5º ano.

Referencia autoral (APA): Barbisan, C. R.. (Janeiro 2023). Conceito de Ácidos e Bases. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/acidos-bases/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre