Aceitação - Conceito, o que é, Significado

AceitacaoA aceitação é a faculdade pela qual uma pessoa admite outro indivíduo, animal, objeto, pensamento ou ação de maneira voluntária.

Trata-se de um termo extremamente ligado ao mundo da Psicologia e da Autoajuda. Este último caso se refere à ideia de autoaceitação, reconhece tudo que há de bom ou mau, admite erros e enfrenta os problemas de modo que possa aprender com eles e não volte a tê-los.

A aceitação também se refere ao processo de admitir um acontecimento do passado, buscar superação e poder continuar olhando para o futuro.

Por último, outra de suas acepções se refere em admitir o bom ambiente de uma pessoa que anteriormente lhe era vedado e hostil.

A aceitação social

O desejo de ser aceito socialmente é em boa parte a base das conexões sociais

O psicólogo americano Abraham Maslow transmitia em seus livros a ideia de que as necessidades do ser humano estavam classificadas de forma hierárquica, apenas quando uma pessoa atendia as necessidades de alto escalão.

A partir desta teoria, Maslow afirmava que a aceitação social se dividia em cinco escalões diferentes. No primeiro nível, podemos citar as necessidades fisiológicas básicas, em seguida as relacionadas à segurança e, no terceiro escalão, começaram a surgir às relacionadas a certos sentimentos como amor, amizade ou afeto.

Uma vez atendidas estas necessidades aparecem as que têm a ver com a autoestima, como o êxito e o prestígio. Finalmente, no quinto escalão estão as necessidades de autorrealização.

Desta maneira, a aceitação social também dá lugar ao surgimento de diferentes grupos sociais.

Como classificação simples, podemos distingui-los em função do grau de aceitação que recebem por parte dos seus semelhantes

Populares: pessoas queridas e respeitadas pela maioria do grupo;

Aceitados: são aqueles que possuem muitas amizades e se encontram bem integrados ao âmbito social;

Marginais: indivíduos com sérios problemas de aceitação por causa de suas atitudes;

Trepadores: são aqueles que desfrutam da aceitação social, mas nunca estão satisfeitos com o grupo social que se encontram, por isso buscam acesso em outros grupos mais prestigiosos;

Ignorados: são sujeitos que não causam nenhum tipo de impressão ao resto dos componentes da sociedade, não oferecem nada de novo e seus comentários são considerados óbvios.

Imagem: iStock. Steve Debenport

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: