Conceito » Comunicação » Vozes Brancas

Vozes Brancas - Conceito, o que é, Significado

A música está presente em nossas vidas de maneira constante. A música coral é atemporal. Um estilo de música que mostra a importância do trabalho em grupo para harmonizar vozes e entoar melodias, sob a direção de um diretor que orienta todo o coro. Dentro da música coral existem também diferentes especialidades.

O coro de vozes brancas é aquele integrado por meninos e meninas. São pessoas que por causa da idade não sofreram nenhuma alteração na voz, isso acontece antes da puberdade. A voz infantil tem características específicas, por exemplo, é mais aguda.

Vozes infantis

O coro de vozes brancas está organizado em grupos de diferentes vozes, mas nem todas elas estão harmonizadas com as outras. Muitos colégios dão importância à música na formação dos alunos e realizam iniciativas pedagógicas de várias índoles. Por exemplo, a organização de um coro musical.

Este fato fica claramente refletido no filme francês “A Voz do Coração”, um filme que conquistou o público no ano de 2004. Christophe Barratier foi responsável por dirigi-lo. A história se passa em um colégio interno, onde um professor de música começa a trabalhar e oferece uma nova oportunidade para estes jovens através do poder da música. A mudança de voz experimentada por meninos e meninas na adolescência faz com que a tonalidade e a capacidade vocal modifiquem nesta fase.

Transformação da voz

As meninas tendem a viver esta transformação em torno dos 12 anos, já os meninos um pouco mais tarde, por volta dos 13 ou 14 anos. Isto é, a tessitura da voz muda de tal forma que algumas crianças passam a destacar-se por suas habilidades vocais, mas perdem este talento em fases posteriores da vida. Observa-se a mudança de voz em artistas que começaram suas carreiras como crianças prodígio, por exemplo, o cantor espanhol Joselito ou a menina Marisol.

Em um grupo de vozes brancas, as crianças aprendem a articular o som de uma forma mais bela. Além disso, a aptidão musical é acompanhada por um controle adequado da respiração. A música promove a sensibilidade nas crianças, além de aprimorar uma inteligência específica do ser humano: a musical.

Por outro lado, as crianças que cantam em um coro também aprendem a trabalhar em conjunto, promovendo a colaboração entre os demais.

Imagem: Fotolia. highwaystarz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: