Voz Ativa e Voz Passiva - Conceito, o que é, Significado

Publicidade

As orações podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios. Se observarmos o tipo de ação realizado pelo sujeito, os mesmos estão divididos em orações passivas e ativas. Na análise sintática, utiliza-se o termo voz ativa e a voz passiva.

Publicidade

Quando o sujeito que realiza a ação é ativo se fala em voz ativa, já quando o sujeito está em segundo plano por dar mais importância à ação se fala em voz passiva.

Publicidade

Voz ativa

Para que uma oração seja considerada ativa deve cumprir três características:

1) o sujeito realiza a ação;

2) o verbo utilizado se apresenta em voz ativa, por isso não é construído com mais de um particípio;

3) são orações predicativas.

Alguns exemplos de orações na voz ativa poderiam ser as seguintes: "Tenho frio", "Não sei o que quero", "Preciso comprar frutas" ou "Quer comer agora?" Mas se eu disser "Os vizinhos apresentaram um documento de protesto", esta oração na voz ativa pode ser transformada em voz passiva ("Um documento de protesto foi apresentado pelos vizinhos").

Voz passiva

São aquelas em que o sujeito não age, ou seja, não realiza nenhuma ação. Normalmente, estas orações empregam o verbo ser como auxiliar mais um particípio. A estrutura passiva provém do latim e em português é usada apenas em contextos formais da linguagem.

Assim mesmo é empregada nas circunstâncias que queremos dar importância ao sujeito que realiza a ação.

Dois exemplos de orações na voz passiva: "O copo foi trazido por Susana" e "O bolo foi feito por minha irmã". Os dois casos poderiam ser transformados em orações na voz ativa: "Suzana trouxe o copo" e "Minha irmã fez o bolo". Como se pode notar, a voz ativa é muito mais simples e direta do que a passiva.

Existem dois tipos de orações na voz passiva: as próprias e as impróprias ou reflexivas

As próprias são aquelas que constituem a seguinte estrutura: sujeito paciente + verbo na voz passiva (verbo ser mais o particípio) + um complemento de agente (por exemplo, "As ferramentas foram organizadas pelo pedreiro").

As orações impróprias ou reflexivas na voz passiva são aquelas que têm um significado passivo, mas com uma estrutura ativa (por exemplo, "alugam-se apartamentos" ou "vende-se este terreno", os verbos usados estão na voz ativa).

Por último, vale a pena mencionar que a voz passiva é mais usada no inglês do que no português.

Imagem: Fotolia. branchecarica

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: