Conceito » Comunicação » Escuta Ativa

Escuta Ativa - Conceito, o que é, Significado

A escuta ativa é um dos ingredientes mais importantes na comunicação e muitas vezes é o ponto mais fraco da interação. Não existe escuta ativa quando dentro de um diálogo não há uma abertura para com o outro, ou seja, não há uma atenção plena sobre o que a outra pessoa deseja expressar. Algo pode ser diferente a sua própria opinião, no entanto, escutar de forma ativa significa atender com respeito à outra pessoa.

A compreensão através da empatia

Existem diversas formas de escuta ativa. Por exemplo, você pode tomar as palavras do seu interlocutor como ponto de partida para expor seu argumento. Ainda mais, você pode sintetizar suas principais ideias repetindo com suas próprias palavras. Desta maneira, fica estabelecida uma ponte de diálogo. A escuta ativa também envolve a formulação de perguntas para aprofundar a conversa.

Um dos pontos mais importantes para promover a escuta ativa é não julgar o próximo, além de respeitar suas emoções, sentimentos e experiências. A escuta ativa é uma das habilidades mais importantes da inteligência emocional e se conecta de forma direta com a empatia de poder olhar nos olhos do outro. Ou seja, funciona como alguém diferente cujas opiniões também estão condicionadas por sua própria história de vida e experiência.

Para escutar de forma ativa é muito importante ter disposição de tempo para com a outra pessoa.

Ou seja, mostrar interesse no momento presente e poder compartilhar o assunto. Outra situação importante é não ficar olhando no relógio durante a conversa. Embora a escuta ativa possa parecer uma habilidade bem simples da sociedade atual, a realidade é que as novas tecnologias através das interrupções telefônicas habituais dispersam as conversas presenciais de modo incisivo.

Escutar a linguagem corporal

A escuta ativa envolve também o cuidado com outros sinais da comunicação verbal. Por exemplo, você pode conhecer a linguagem corporal de outra pessoa através de um simples olhar, de um sorriso, um gesto, como sinais faciais que são expressos sem pronunciar nenhuma palavra. Neste caso, mais do que escutar a linguagem corporal, trata-se de observá-la. É um complemento de informação muito importante somado às próprias palavras.

Quando uma pessoa quiser falar sobre algum assunto importante, você pode ter o gesto de promover um encontro para tal conversa. A escuta ativa mostra a intimidade que se cria em algumas conversas quando surge uma conexão emocional.

Imagem: Fotolia. Piotr Marcinski

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: