Retail - Conceito, o que é, Significado

Retail é uma palavra inglesa que traduzida ao português significa venda no varejo. Portanto, este tipo de venda está destinado em atender as necessidades dos consumidores finais. Deve-se ressaltar que o conceito varejo inclui o conjunto de atividades relacionadas à venda de um produto ou serviço. Assim, uma loja de roupa, um salão de beleza ou uma lavanderia que prestam um serviço ou vendem um produto ao consumidor final são considerados um estabelecimento retail.

Do ponto de vista do cliente, a venda retail está destinada ao consumo pessoal de um produto ou serviço e não a outro tipo de atividade (por exemplo, a revenda em outro estabelecimento ou a distribuição comercial).

Métodos de venda retail

Basicamente existem dois tipos de vendas: a ativa e a passiva. A primeira envolve uma equipe de vendas que tenta vender seus produtos ou serviços em um estabelecimento ou através de outro método (por exemplo, um call center). A venda passiva é feita geralmente atrás de um balcão, de modo que o vendedor exibe seus produtos e espera que o cliente escolha o produto que melhor se adapte às suas necessidades.

O método de venda retail depende do tipo de produto ou de estratégia empresarial que deseja empregar.

Erros comuns nas vendas retail

Nas vendas em varejo ou retail podem ocorrer alguns erros estratégicos. Entre os mais comuns podemos destacar os seguintes:

1) Localização inadequada do estabelecimento;

2) Uma equipe de vendas não eficiente (com maus vendedores é impossível um negócio retail dar certo);

3) Preços planejados incorretamente para o perfil dos clientes (muito altos ou muito baixos);

4) Um estabelecimento desorganizado e com uma vitrine pouco chamativa (a vitrine age como um vendedor);

5) Um tipo de produto ou serviço que não se encaixa na localização do negócio;

6) O fato de organizar o estoque de maneira periódica (é importante conhecer o que se tem para no estoque para melhorar as vendas);

7) Não ter presença online (os clientes potenciais consultam a internet antes de ir ao estabelecimento);

8) Não contar com a tecnologia para facilitar a compra dos clientes (alguns negócios retail não contam com códigos de barra nos estoques ou não aceitam cartões como forma de pagamento).

Imagem: Fotolia. skypicsstudio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: