Conceito » Tecnologia » Veículo Híbrido

Veículo Híbrido - Conceito, o que é, Significado

Quando se fala em veículo híbrido se refere ao uso de duas fontes de potência diferenciadas com o propósito de produzir energia e movimento. Como critério geral, um veículo é híbrido quando possui dois motores, um elétrico e outro a gasolina.

A condução destes veículos está adaptada às circunstâncias próprias da condução

Quando é necessário subir uma ladeira os dois motores impulsionam conjuntamente para otimizar o desempenho, quando há uma desaceleração o sistema de bateria é recarregado e no momento em que há uma parada os dois motores obedecem a mesma.

Os especialistas em automoção afirmam que após os automóveis híbridos é previsível que os próximos veículos sejam exclusivamente elétricos. Neste sentido, algumas marcas já começaram a projetar pilhas de combustível de hidrogênio para tornar o automóvel elétrico totalmente viável.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem é a economia de combustível. Por outro lado, a condução é idêntica a de qualquer outro veículo. Um fator muito valorizado por alguns motoristas é a ausência de ruídos no motor e a sensação de tranquilidade. Do ponto de vista da contaminação ambiental os híbridos emitem quantidades muito baixas de CO2 em comparação com os veículos a motor. Como critério geral, os custos de manutenção e reparação são reduzidos.

Apesar das evidentes vantagens, existem também algumas desvantagens. Por tratar-se de uma tecnologia relativamente recente, o custo inicial destes veículos é superior aos tradicionais. Por outro lado, em alguns países, a rede de fornecimento de energia elétrica ainda não foi totalmente desenvolvida e isso afeta negativamente a autonomia do veículo.

Vale ressaltar que na atualidade as baterias dos híbridos não são totalmente reutilizáveis, pois quando a vida útil do veículo acaba ocorre um problema, assim como acontece com as baterias de outros dispositivos.

Os automóveis do futuro

Desde o surgimento dos primeiros automóveis, no final do século XIX até o presente, a indústria automobilística continuou evoluindo. Nos últimos anos, surgiram os primeiros protótipos de veículos sem motorista.

Os especialistas acreditam que este novo avanço revolucionará nossa forma de deslocamento e de viajar.

Imagem: Fotolia. alla72

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: