Octanagem - Conceito, o que é, Significado

A gasolina usada como combustível possui preços e qualidades variadas, dependendo da octanagem empregada.

O gás octano

Para medir a capacidade de resistência da gasolina e resistir às altas temperaturas, utiliza-se o gás octano. Assim, para medir sua resistência, deve-se comparar o comportamento da gasolina com a mistura de gases (o octano). Desta maneira, quando se diz que a gasolina possui 80% de gás octano, significa que a mesma se comporta como uma mistura de gases na qual há 80% de gás octano. Em suma, a gasolina não contém octanos, uma vez que o octano é um gás utilizado como referência. Assim, cada tipo de motor exige uma medida de octano, chamada de octanagem.

Há dois tipos de octanos no interior do motor de um veículo: os octanos de motor e os octanos frontais. Os primeiros são medidos a 900 rotações por minuto e aquecem a mistura a 150 graus celsius. Os segundos medem os componentes de petróleo bruto que passam ao estado gasoso na destilação.

Algumas vantagens da alta octanagem

A potência dos motores dos meios de transporte aumenta em função da octanagem. Isto se deve porque o nível de octanagem melhora a combustão do motor. Deve-se destacar que uma melhor combustão envolve a economia de combustível, baixas emissões de gases tóxicos e, além disso, o motor se mantém em melhores condições.

Os motores e a octanagem evoluíram paralelamente

A evolução dos motores se encontra diretamente relacionada com a qualidade da octanagem da gasolina. Assim, até os anos 70, os veículos tinham geralmente uma relação de compressão baixa e, portanto, a octanagem empregada era baixa. Com o surgimento de novas tecnologias aplicadas aos motores houve a necessidade de aumentar a octanagem.

Em relação à octanagem que deve ser empregada, os motoristas devem consultar o manual de uso do veículo, na qual especifica o tipo de octanagem mais conveniente. Quando se emprega uma octanagem inadequada, o pistão do motor ressente e podem ocasionar sua deterioração. De qualquer forma, o tipo de octanagem empregado deve ser indicado pelo fabricante do veículo.

Nos últimos anos, surgiu no mercado produtos para elevar a octanagem da gasolina. Este tipo de produto ajuda a restabelecer a deterioração do motor.

Imagens: Fotolia. Gstudio / Seamartini

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: