Conceito » Direito » Matrícula

Matrícula - Conceito, o que é, Significado

A palavra matrícula apresenta num todo a ideia de inscrição oficial. Trata-se da incorporação de um aluno a um centro de ensino qualquer como escola, colégio, faculdade, entre outros.

Na área educativa

Como regra geral os centros educacionais têm um procedimento para a recepção de alunos. A inscrição em um centro de formação está sujeita a uma série de trâmites administrativos. Estes trâmites são conhecidos pelo termo matrícula.

A matrícula tem como objetivo o registro nas listas do Ministério da Educação e com este trâmite consegue ter um controle sobre a população escolar (os dados estatísticos obtidos logicamente através das matrículas). Cada tipo de centro educativo tem seus próprios critérios na hora de matricular um aluno, pois não ocorre o mesmo numa escola pública e numa escola privada.

Normalmente o procedimento de matrícula nas escolas particulares são menos exigentes, pois o principal critério de aceitação do aluno é de tipo econômico. Já a correspondente ao aluno da escola pública depende de uma série de fatores: local de residência, zona de trabalho dos pais, situação social, número de vagas, etc.

Matrícula como placa

Nos países de língua espanhola a palavra matrícula também equivale à placa usada nos veículos. A maioria dos veículos que circula pelas estradas deve ser registrada de maneira oficial (como exceção a esta regra estão as bicicletas, que é um meio de transporte que geralmente não tem placa). A placa de um veículo é um elemento que habilita corretamente sua inscrição nos órgãos oficiais.

A matrícula traz informação útil em diferentes aspectos: o país de origem do veículo, a série e o ano de fabricação, entre outros

Obviamente, os números e as letras usados nas placas permitem que as autoridades possam estabelecer um controle de segurança mais eficaz. Atualmente, a polícia dispõe de tecnologia avançada para identificar a placa de um veículo que tenha cometido uma infração de trânsito.

Em algumas grandes cidades o número da placa dos veículos é o parâmetro usado para limitar a circulação e assim reduzir a poluição atmosférica (por exemplo, as placas terminadas em número par só podem circular nos dias pares).

Embora as placas identifiquem os veículos, em alguns casos esta regra é cumprida, como nos automóveis diplomáticos, nos veículos das forças armadas ou utilizados por organizações não governamentais.

Imagem: Fotolia. yoshi5

Relacionados:

  1. Escola Pública e Escola Privada
  2. Atenção à Diversidade
  3. Reforço Escolar
  4. Escola Técnica
  5. Pedagogia Crítica
  6. Pré-Graduação
  7. Registro da Propriedade
  8. Educação Especial
  9. Trâmite
  10. Párvulo