Conceito » Ciência » Inércia

Inércia - Conceito, o que é, Significado

A inércia é a capacidade que tem um corpo para superar um movimento. Assim, quando um veículo se locomove tudo o que está dentro dele se movimenta com a mesma velocidade. No entanto, se o veículo para de repente, tudo o que há nele continua a mover-se na direção que o veículo ia inicialmente. Isto se devido à inércia.

A lei da inércia e os princípios de Newton para explicar o movimento

Esta lei, também conhecida como a primeira lei de Newton, afirma que todo corpo tende a manter seu estado de repouso ou de movimento contínuo, ao menos que haja uma força externa que o obrigue a mudar seu estado. Assim, a somatória de forças deve ser igual a 0 para que um corpo esteja em equilíbrio ou com a velocidade constante.

A primeira lei de Newton explica a tendência dos corpos para manter seu estado. Mas, por não ser por algum objeto externo, os objetos permaneceriam em repouso ou então em movimento retilíneo uniforme. Consequentemente, a inércia é a resistência à mudança de movimento apresentada pelos corpos.

Com a lei da inércia Newton explicou alguns dos movimentos existentes no mundo. Com a segunda lei este cientista explicou outro tipo de movimento. Desta maneira, um objeto pelo qual atua uma força não equilibrada será acelerado na direção desta força (esta lei é a que permite explicar o movimento associado à força da gravidade). Em uma terceira lei, Newton afirmou que as forças ocorrem sempre em pares iguais e opostos.

Nas relações humanas também ocorre um fenômeno semelhante à inércia

Quando nos deixamos levar pelos acontecimentos, significa que agimos pela inércia. Este tipo de atitude é considerado passivo e pode expressar a falta de motivação ou de personalidade.

Este tipo de comportamento tem duas faces distintas. Por um lado, a inércia é positiva porque se trata de uma opção cômoda da qual não se deve tomar nenhuma decisão. Imitamos os outros, nos deixamos guiar ou continuamos fazendo o mesmo de sempre como de costume e por isso nos sentimos em nossa zona de conforto. Já a inércia tem outra leitura muito diferente.

Aquele que se deixa levar por esta força, entra facilmente na monotonia e na falta de controle sobre sua própria vida. Enfim, a inércia pode ser uma aliada ou uma inimiga.

Em certas ocasiões, as ações realizadas através da inércia têm um componente contraditório: nos deixamos levar por ela e ao mesmo tempo nos sentimos mal por nosso comportamento. Vamos pensar em uma pessoa que não faz exercício algum e come tudo o que quer durante muitos anos. Com o tempo é bem provável que esta pessoa entre em um dilema: ela se sente cômoda com sua rotina diária, mas no fundo gostaria de acabar com ela e começar uma nova vida.

Imagem: Fotolia. Alex_Po

Relacionados:

  1. Velocidade Angular
  2. Teoria da Relatividade
  3. Aceleração
  4. Movimento
  5. Viscosidade
  6. Energia Cinética
  7. Dinamômetro
  8. Forças Fundamentais
  9. Cinemática
  10. Física Clássica