Conceito » Religião » Evangelização

Evangelização - Conceito, o que é, Significado

A palavra evangelização provém do grego e significa literalmente boa mensagem. A boa mensagem é, a partir da perspectiva cristã, um acontecimento que mostra que Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia. Assim, a morte e a ressurreição de Cristo servem de base para o evangelho.

No Novo Testamento há quatro evangelhos oficiais ou canônicos: de João, Mateus, Marcos e Lucas

Todos eles apóstolos de Cristo que em seus testemunhos contam a vida e a pregação de Cristo. Os relatos dos evangelhos são o fundamento do Cristianismo e a fé religiosa é, por sua vez, dividida em diferentes doutrinas: o catolicismo, o protestantismo, a igreja ortodoxa, a evangelização e outras correntes doutrinárias com base nos evangelhos.

Questões gerais da evangelização

Do ponto de vista histórico, a evangelização como corrente cristã surgiu no século XVI, no sul da Europa, entre os católicos que questionavam algumas doutrinas oficiais, especialmente a idolatria dos santos e o recurso das indulgências para referir à responsabilidade dos pecados.

A evangelização propunha recuperar o cristianismo primitivo e afastá-lo das doutrinas de fé católica, assim como do Luteranismo e Calvinismo. Para os fiéis evangélicos, a palavra de Deus contida nos evangelhos e na oração são os pilares de sua fé.

A característica mais comum desta doutrina é pregação da palavra de Deus, ou seja, o processo de evangelização.

Uma aproximação às igrejas evangélicas

Embora seja possível falar de evangelização num sentido geral (também chamado de protestantismo evangélico), há muitas igrejas ou correntes evangélicas: Anabatismo, Pietismo, Irmãos Evangélicos Unidos, Igrejas Evangélicas de Pentecostes, o Exército da Salvação, a Igreja de Deus em Cristo, entre outras. Cada uma tem sua própria interpretação dos evangelhos.

Apesar das diferenças, devem-se destacar alguns elementos comuns da teologia evangélica: a crença em um único Deus, a ideia da trindade, a referência à Sagrada Escritura, o próximo final do mundo e a atividade missionária.

Principais diferenças entre a evangelização e o catolicismo

Para os fieis evangélicos sua fé se inspira na Bíblia, enquanto que para os católicos o papel da igreja é fundamental.

Em outras palavras, os católicos interpretam a Bíblia de acordo com o magistério da Igreja, mas os evangélicos defendem uma interpretação livre das escrituras sagradas. Além disso, os evangélicos questionam a divindade da Virgem Maria e rejeitam o papel dos santos.

Imagem: Fotolia. B-C-designs

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: