No mar do Caribe, há uma área de 800 mil quilômetros quadrados conhecida internacionalmente como o Triângulo das Bermudas. Por mais de 70 anos, neste local, houve o desaparecimento de embarcações e aviões de maneira inexplicável.
Denomina-se Triângulo das Bermudas porque a área do desaparecimento dos navios e aviões formava um triângulo com os seguintes vértices: Miami, Ilhas Bermudas e Ilha de Porto Rico.
O primeiro fenômeno ocorreu em dezembro de 1945 quando um esquadrão de cinco aeronaves do exército norte-americano perdeu sua conexão de rádio e desapareceu sem deixar rastros. Estima-se que 75 aeronaves e mais de 100 navios tenham desaparecido ao longo do tempo.
Alguns meteorologistas de universidades norte-americanas afirmam que na área do Triângulo existem nuvens hexagonais que provocam estranhas combustões de ar. Este fenômeno desencadeia ciclones que destroem os aviões e ondas gigantes que acabam afundando as embarcações.
De acordo com a teoria dos vórtices vil, a área do Triângulo comporta forças magnéticas estranhas que provocam graves avarias mecânicas nos aviões e navios.
Segundo a teoria da névoa eletrônica, os instrumentos de navegação aérea e marítima deixam de funcionar devido ao efeito de uma espessa névoa que provoca acidentes.
Nos sedimentos marinhos existem hidratos de metano que saem à superfície gerando uma explosão de gás que afeta os motores das aeronaves e das embarcações.
Os avanços científicos e tecnológicos permitem explicar todo tipo de fenômeno da natureza assim como os episódios históricos mais remotos. Apesar disso, alguns enigmas continuam sem uma explicação:
1) o conteúdo do manuscrito Voynich é desconhecido assim como quem o escreveu;
2) não se sabe se a Atlântida realmente existiu ou se é simplesmente uma ficção literária;
3) ninguém sabe onde estão as tumbas de Genghis Khan e de Alexandre Magno;
4) não há certeza sobre quem foi o Homem da Máscara de Ferro e porque permaneceu na prisão;
5) não se sabe de maneira confiável se o relato bíblico sobre a Arca de Noé corresponde a um episódio histórico ou simplesmente se trata de uma alegoria.
Os acontecimentos mencionados são uma pequena amostra dos inúmeros mistérios que ainda precisam ser resolvidos.
Imagem: Fotolia. chocolatefather
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2018). Conceito de Triângulo das Bermudas. Em https://conceitos.com/triangulo-bermudas/. São Paulo, Brasil.