Conceito » Sociedade » Intriga

Intriga - Conceito, o que é, Significado

O conceito pode ser analisado de várias perspectivas. Por um lado, trata-se de uma estratégia para alcançar algum propósito. Ao mesmo tempo, é algo que desperta intensa curiosidade. Por último, existem abordagens literárias e cinematográficas relacionadas a esta ideia.

Intriga e maquinações

Se uma ou várias pessoas organizam um plano secreto para obter algum benefício, significa que estão fazendo uma intriga. Normalmente esta ação apresenta algumas características: um plano baseado na astúcia e na engenhosidade, uma dose de mistério e ocultação para que o objetivo a ser alcançado não seja conhecido por outros, além de certa capacidade de manipulação.

Uma pessoa participa de uma intriga quando não quer que conheçam suas verdadeiras intenções. Este tipo de estratégia é bastante comum, especialmente na área política e econômica.

Quando temos grande curiosidade sobre algo ou alguém

Vamos imaginar que queremos ter mais informações sobre uma pessoa, pois seu comportamento é suspeito e estranho. Neste contexto, podemos dizer que estamos intrigados. O mesmo pode acontecer se uma pessoa nos contar algum caso repleto de mistério.

Certos mistérios ou fenômenos estranhos são tão inexplicáveis que inevitavelmente provocam um efeito de atração. Quando isso acontece, dizemos que estamos intrigados. O mistério da construção das pirâmides, o mundo dos extraterrestres e o enigma do Triângulo das Bermudas são alguns exemplos neste sentido.

As conspirações e as confabulações são circunstâncias em que a intriga é o elemento mais característico.

Na ficção

No gênero policial, no romance negro e nos filmes de mistério, a intriga desempenha um papel de protagonista. Durante a trama, conta-se algo pela metade e há uma espécie de quebra-cabeças que o leitor ou o espectador deve tentar resolver.

A ideia de intriga é similar ao suspense. Tanto na literatura como no cinema, fala-se sobre o gênero da intriga para referir a todas essas criações baseadas no mistério, nos enigmas e nos segredos ocultos.

No campo da ficção a ideia de uma intriga pode ser expressa de várias maneiras: com personagens que escondem um mistério ou um segredo, através de situações aparentemente inexplicáveis, com uma ambientação sinistra ou a partir de dúvidas que devem ser resolvidas.

Imagem: Fotolia. Simple Cartoon - Milles

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: