Conceito » Cultura » Alegoria

Alegoria - Conceito, o que é, Significado

A alegoria é um recurso literário que se baseia no significado oculto das palavras. Desta forma, uma narração com uma mensagem aparente esconde uma mensagem paralela diferente. Normalmente, as histórias alegóricas contam histórias simples sobre indivíduos e animais, mas no fundo se trata de uma reflexão sobre ideias abstratas.

Símbolos alegóricos universais

A figura da pomba comunica uma ideia concreta: a paz. Da mesma forma, a raposa simboliza a astúcia; o leão a força; o corvo a fatalidade e a serpente o conceito de maldade.

Além dos animais vistos como símbolos, a alegoria também recorre à personificação. Desta maneira, um personagem se apresenta como símbolo de uma ideia abstrata. Assim, a figura feminina com uma venda nos olhos e uma balança na mão representam a justiça; um guerreiro pode representar a coragem e um esqueleto com uma foice é a imagem mais conhecida da morte.

Na criação literária

Na literatura as fábulas gregas representam um dos primeiros relatos alegóricos. Nestas histórias existem dois tipos de leitura: a real e a simbólica ou metafórica. Assim, os acontecimentos com os animais são apresentados como uma analogia da realidade humana. A famosa fábula da cigarra e a formiga atribuída originalmente a Esopo nos transmitem uma clara mensagem moralista: o trabalho e a constância têm sua recompensa, enquanto que o comportamento preguiçoso é uma tentação muito perniciosa.

Na "Divina Comédia" de Dante Alighieri, o autor relata em primeira pessoa que está perdido em uma selva escura. Ao longo da narrativa aparecem três feras que impedem sua passagem e com o propósito de ajudar Dante aparece o poeta Virgílio que se oferece para ser seu guia.

Ambos percorrem o inferno e o purgatório antes de chegar ao paraíso. O desenvolvimento da obra se apresenta como uma alegoria, onde na realidade há uma reflexão sobre os pecados e as tentações humanas.

Distinção entre parábola e alegoria

Ambos são recursos literários que visam transmitir algum tipo de ensino. Apesar da clara semelhança entre um e outro, trata-se de diferentes narrativas. A parábola é um relato inspirado em acontecimentos cotidianos com o propósito de comunicar uma mensagem moralista. A alegoria tem uma dimensão metafórica mais complexa. Nela, muitas vezes, aparecem diferentes elementos simbólicos que dão margem a qualquer tipo de interpretação.

Imagem: Fotolia. Gregory Lee

Relacionados:

  1. Iconologia
  2. Figura Retórica
  3. Anticristo 666
  4. Literário
  5. Apóstrofe
  6. Conto Fantástico
  7. Texto Narrativo
  8. Agnus Dei (Cordeiro de Deus)
  9. Mensagem
  10. Prosopopeia