Conceito » Educação » Triângulo Escaleno

Triângulo Escaleno - Conceito, o que é, Significado

O triângulo é um tipo de polígono cujo traço diferencial é estar formado por três lados. Um triângulo é construído ao unir três retas, que são os lados desta figura geométrica, no entanto, os lados mencionados se encontram em pontos denominados vértices.

As partes mencionadas que apresentam o triângulo, ou seja, lados, vértices e ângulos internos, estão sempre presentes em um triângulo e são condições essenciais deste corpo geométrico.

Existem duas maneiras de classificar os triângulos, uma que está vinculada à extensão de seus lados e a outra depende da amplitude de seus ângulos

Esta última propõe os seguintes tipos: retângulo (tem um ângulo interno reto que determina dois lados chamados catetos, sendo o terceiro lado conhecido como hipotenusa), acutângulo (os três ângulos internos são agudos, ou seja, medem menos de 90 °) e obtusângulo (apenas um de seus ângulos é obtuso, isto é, mede mais de 90 °).

Enquanto isso, a extensão dos lados gera os seguintes: equilátero, isósceles e escaleno

O triângulo escaleno, também chamado de triângulo desigual, caracteriza-se por todos os seus lados terem extensões diferentes. Em nenhum triângulo deste tipo há dois ângulos que dispõe da medida. Portanto, neste ângulo não há ângulos nem lados idênticos.

Porém, dependendo do comprimento, também é possível encontrar dois tipos de triângulos além do escaleno: o triângulo equilátero, este se destaca porque seus três lados são iguais a seus ângulos e têm uma medida de 60 °

E o triângulo isósceles, que apresenta apenas dois lados com a mesma extensão, no entanto, os ângulos opostos aos lados apresentam a mesma medida.

Imagens: Fotolia. designua

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: