Conceito » Ecología » Toca

Toca - Conceito, o que é, Significado

Animais como o coelho, a marmota, o castor e a toupeira fabricam seus próprios refúgios para habitá-los de maneira temporária. Estas guaridas são conhecidas como tocas. Sua construção obedece a vários motivos: permite o descanso e a cria de suas ninhadas, trata-se de um refúgio diante das possíveis ameaças dos predadores e ajuda a proteger-se do calor do sol, do frio e do vento. Consequentemente, é um lar seguro.

Não há um único modelo de toca, uma vez que existem algumas que são formadas por um simples buraco em forma de tubo e construídas abaixo da terra, enquanto que outras formam um complexo sistema de túneis.

Os ursos polares

Quando o inverno chega ao Ártico, estes animais cavam uma profunda toca na neve. Em seu interior nascem os filhotes de urso.

Durante três meses, a mãe os alimenta e quando chega a primavera os filhotes já podem sair por terem sido alimentados adequadamente. No entanto, a mãe está com fome e precisa caçar outros animais para recuperar forças após um longo período de jejum escondida em seu abrigo.

A toca da toupeira e do ornitorrinco

A toupeira é um mamífero que escava sua toca subterrânea com um complexo sistema de galerias e câmaras. Grande parte da sua atividade é realizada em seu interior, pois nele come, descansa e cria. As minhocas que habitam o interior da terra são o principal alimento desses animais. Na superfície da toca, a toupeira constrói uma fortaleza protetora com muita terra fresca. A mãe toupeira sai da sua toca durante a noite a fim de proteger a camada superficial da sua guarida com terra.

O ornitorrinco constrói sua toca sob as raízes das árvores e ali forma um pequeno labirinto de túneis. Depois de comer se esconde em seu refúgio para recuperar suas forças em um lugar seguro.

Quando a fêmea está prenha bloqueia a entrada da toca para evitar a ameaça dos seus predadores e para que suas futuras crias nasçam em um lugar aquecido. No fundo da guarida constroem um ninho coberto com grama seca, onde põe seus ovos. A toca do ornitorrinco tem duas cavidades, uma destinada ao descanso e outra para reprodução.

No contexto humano

Embora a palavra toca seja usada em relação ao mundo animal, também é usada no contexto dos seres humanos. Assim, o lugar onde os criminosos se refugiam é conhecido como toca.

Obviamente, se um criminoso procura um lugar seguro para não ser encontrado, opta por um lugar escondido e retirado. Da mesma forma que alguns animais, os criminosos precisam de um refúgio para descansar e alimentar-se.

Imagem: Fotolia. Steinar

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: