DJ - Conceito, o que é, Significado

Esta abreviatura corresponde à palavra disc jockey, que pode ser traduzida como operador de discos. Assim, um DJ é a pessoa que se dedica a misturar ou reproduzir música a partir de diferentes tipos de sons.

Na terminologia musical o DJ é diferenciado do DJ produtor. O último é quem cria as bases e os ritmos de uma música original, já o primeiro é quem reproduz a música já gravada e sua atividade tem como objetivo divertir o público. Do ponto de vista técnico, o DJ utiliza vários recursos como o groove, o remix, o breakbeat e o scratch.

O fenômeno está diretamente relacionado com a evolução tecnológica e os novos gêneros musicais eletrônicos

Os primeiros DJ’s apareceram na década de 1920 quando o rádio passou a ser um meio de comunicação de massa voltado ao entretenimento. Então, tornou-se popular a palavra DJ, que era o profissional da rádio que fazia a seleção dos discos para a emissão dos programas musicais.

Por volta de 1940, apareceram as primeiras mesas de mistura na Grã Bretanha, que consistiam em dois pratos, um amplificador, um microfone e vários alto-falantes. Já em 1950, aproximadamente, surgiram nos Estados Unidos dois toca-discos como novidade técnica.

Em poucos anos, as festas populares incorporaram os DJ’s que se transformaram em autênticos incentivadores de todo tipo de evento musical para grandes plateias

A partir de 1960 foram introduzidos novos sistemas de misturas, como a CMA-10-2DL, a beatmatching e a slip-cueing (esta última técnica consiste em colocar a mão sobre o disco enquanto ele gira).

Com a música disco, o DJ conquistou uma nova dimensão e em todas as danceterias passou a ser um autêntico animador da noite. Nos anos 80, os temas musicais se misturavam com as máquinas programadas e desta maneira surgiu um novo gênero musical: o techno. Atualmente, os DJ’s são autênticas estrelas da música eletrônica e de outros gêneros, como o house, o trance e o dubstep.

O mundo atual do DJ

Alguns artistas são verdadeiros ídolos da mídia e uma referência para as festas populosas do mundo inteiro. São realizados diversos rankings a respeito dos DJ’s: os mais famosos, os mais ricos ou os mais ouvidos.

Imagem: Fotolia. flair

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: