Conceito » Cultura » Prosaico

Prosaico - Conceito, o que é, Significado

Esta palavra apresenta dois significados. Por um lado, prosaico é algo que tem a ver com a prosa, ou seja, a forma mais comum de expressão e que se opõe ao verso. Numa segunda acepção, prosaico indica algo que é vulgar, desinteressante, sem graça e excessivamente convencional. No que se refere a sua etimologia, este vocábulo provém do latim prosaicus, que em sua origem se refere à prosa em oposição à poesia.

Linguagem poética Vs Linguagem prosaica

Em relação à linguagem, a poesia está associada à beleza e à originalidad, consequentemente, a linguagem não poética (a prosa) é avaliada como uma expressão mais comum e menos atraente.

O verso e a prosa são duas formas de expressar ideias. A linguagem poética apresenta uma dimensão e características particulares: um senso de ritmo, o uso de figuras retóricas (por exemplo, a metáfora), certa entonação para enfatizar as palavras, um simbolismo e, definitivamente, o uso das palavras com expressividade, lirismo e riqueza. Pelo contrário, a linguagem prosaica é mais direta e precisa, pois sua finalidade é transmitir ideias de maneira eficaz.

Apesar destas diferenças entre uma forma de expressão ou outra, não se deve entender que o poético seja melhor ou pior que o prosaico. Na verdade, trata-se de duas abordagens da linguagem distintas, mas que podem ser compatíveis (há poemas com estilo prosaico e escritos em prosa com elementos próprios da poesia).

O uso de uma linguagem ou outra depende do contexto e da intenção do falante. Então, quando se fala de amor ou de sentimentos profundos, a linguagem prosaica é imprópria e, de modo contrário, quando queremos explicar um acontecimento com rigor e objetividade (por exemplo, um acidente de trânsito) o estilo poético é totalmente inadequado.

Algo ou alguém com pouco interesse

Uma forma de falar, uma pessoa ou um modo de vida pode ser classificada como prosaicas. Assim, quando uma pessoa fala sem dizer nada interessante, utilizando tópicos e com falta de originalidade, pode-se dizer para tem um discurso prosaico.

Quando uma pessoa é chata e monótona e sua vida em geral é pouco estimulante, pode-se dizer que é uma pessoa com uma existência prosaica. Consequentemente, o prosaico é tudo aquilo que se manifesta de forma vulgar, simples, convencional e insulsa. Alguns sinônimos de prosaico são ordinário, enfadonho, medíocre ou comum.

Imagem: Fotolia. Drobot Dean

Relacionados:

  1. Texto Poético
  2. Hipérbato
  3. Poema
  4. Prosopopeia
  5. Figura Retórica
  6. Epigrama
  7. Funções da Linguagem
  8. Épico
  9. Deletério
  10. Declamação