Conceito » Aprender » Praxe

Praxe - Conceito, o que é, Significado

A palavra praxe vem do grego e significa prática. O conceito prática deve ser entendido como antônimo do conceito teoria.

A diferença entre teoria e praxe

Na linguagem cotidiana teoria e praxe são ideias diferentes e por sua complementares. Assim, um conhecimento é teórico quando se apresenta a partir de conceitos, fórmulas, princípios e esquemas distantes da dimensão cotidiana. A praxe ou prática é o registro concreto da teoria, ou seja, sua execução através de algum procedimento.

Se pensarmos no saber matemático, estaremos diante de um conhecimento teórico, mas através da matemática podemos resolver situações reais e práticas. No contexto da informática muitos usuários aprendem a manipular com diferentes dispositivos simplesmente praticando. Isso é possível porque na linguagem da computação há uma teoria geral. Estes dois exemplos se referem à interdependência entre a praxe e a teoria. Neste sentido, toda praxe pressupõe uma teoria e toda teoria tem uma projeção prática.

A praxe como conceito filosófico

Para os primeiros filósofos gregos a ideia de praxe podia ser aplicada em todas as atividades humanas não contemplativas nem teóricas. Em outras palavras, a filosofia grega se distinguia entre os processos intelectuais e os processos materiais. Assim, um matemático grego que estudasse as formas geométricas realizava uma tarefa teórica, enquanto que o artesão realiza uma atividade prática.

O conceito praxe foi assumido por alguns filósofos marxistas que criaram o termo “filosofia de praxe”. Para os pensadores marxistas a praxe humana (por exemplo, no trabalho ou nas relações sociais) constitui uma fonte de informação essencial para construir uma abordagem teórica. Para o marxismo os pensamentos teóricos devem conectar-se com a realidade, ou seja, com a praxe.

A ideia de praxe está muito presente na corrente da filosofia: o pragmatismo

Esta corrente foi desenvolvida especialmente nos Estados Unidos ao longo do século XX. Os princípios fundamentais do pragmatismo são os seguintes:

1) o conhecimento e a verdade sobre algo não pode ignorar seus efeitos práticos;

2) a verdade sobre um assunto ou qualquer julgamento do tipo moral envolve necessariamente a valorização sobre sua utilidade concreta.

Neste sentido, os filósofos desta corrente evitam posições intelectuais e entendem a reflexão filosófica como um instrumento ao serviço da vida.

Imagem: Fotolia - petrol

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: