Conceito » Ciência » Teoria da Mente

Conceito de Teoria da Mente

O ser humano é um ser complexo em riqueza, cheio de nuances. A inteligência, o coração e a intuição são um reflexo da mesma forma que a vontade e a força motora que existe no interior do ser humano. Pois bem, há uma teoria que reflete sobre uma capacidade muito específica da pessoa. Esta é a teoria da mente.

Conexão interpessoal

É a teoria que explica porque o ser humano tem a capacidade de compreender os estados de consciência de outros interlocutores em uma conversa. Ou seja, o ser humano é consciente de si mesmo, pode refletir sobre seus valores, ações e crenças, mas também identificar naturalmente a diferença nos demais.

Por exemplo, muitas vezes, podem-se viver situações na vida que nem se imagina sobre o que uma pessoa está pensando no contexto de uma circunstância particular. Por sua vez, esta pessoa pode fazer o mesmo consigo. É evidente que podemos cometer erros em algumas observações, mas também acertamos. Isso acontece especialmente quando temos uma relação habitual com a pessoa que conhecemos.

A teoria da mente parte da premissa de que o ser humano é um agente com intenções concretas em suas ações

Ou seja, toda pessoa tem sua própria motivação intrínseca para agir de uma forma ou outra. Uma idade especialmente significativa no contexto desta teoria é dos nove meses, momento em que o bebê toma consciência de sua socialização. Por exemplo, no jogo da imitação a criança aprende com o adulto como se fosse um espelho.

A teoria da mente atinge um estado de desenvolvimento importante quando a criança atinge os quatro anos, A partir daí o ser humano toma consciência que todas as pessoas têm intenções, mas também crenças, desejos interiores, expectativas e valores. Ou seja, é um universo interior rico em detalhes.

Em suma, a teoria da mente reflete os desejos que uma pessoa tem sobre determinado objeto, podendo ser diferentes do que a outra pessoa tem. Mas o verdadeiro significado desta teoria é que a pessoa deve desenvolver esta capacidade realmente para poder perceber o fato.

Ações mentais

Esta teoria parte da natureza social do ser humano, ou seja, a pessoa tem capacidades que permitem esse vínculo. Como pessoa, há uma ampla gama de atividades mentais imanentes, por exemplo, refletir, pressupor, lembrar, saber ou desejar. Sem estes estados mentais e muitos outros seria impossível para um ser humano coordenar seu próprio universo com os demais.

Imagem: Fotolia. hurca

Relacionados:

  1. Consciência
  2. Inteligência Musical
  3. Felicidade Espiritual
  4. Percepção Extrassensorial
  5. Valores Morais
  6. Força de Vontade
  7. Inteligência Naturalista
  8. Aprender
  9. Personalidade
  10. Diálogo Inter-religioso