O tecido sanguíneo é um tipo de tecido que se apresenta no organismo de quase todos os animais e corre por um complexo sistema de veias, artérias e vasos, tornando-o presente em todo o corpo. O tecido sanguíneo é conhecido também simplesmente como sangue e se encontra em estado líquido, ao menos que esteja coagulado. O tecido sanguíneo, composto em sua maior parte por água, é um dos elementos mais importantes do organismo, uma vez que produz a energia que permite o funcionamento do sistema circulatório, assim como do coração e de outros órgãos vitais.
Estas duas partes formam o que conhecemos como sangue e apesar de terem elementos sólidos como os mencionados, a maior proporção do composto é líquida.
Tanto os glóbulos vermelhos como os brancos são elementos microscópicos presentes no sangue e cuja presença de forma equilibrada é o que contribui para a saúde da pessoa, assim, uma pessoa com baixos glóbulos vermelhos é considerada anêmica.
Os diversos órgãos do organismo necessitam do sangue como alimento e é por isso que um sangramento ou uma perda de sangue considerável pode facilmente levar à morte.
Quando o sangue falta em alguns órgãos, as lesões sofridas pela pessoa ou pelo animal podem ser temporárias ou permanentes, dependendo do vigor e do tamanho da perda. Por exemplo, quando uma pessoa perde a consciência, isso se deve porque o coração não pôde enviar a suficiente quantidade de sangue para a cabeça.
Imagem: Fotolia. 7activestudio
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2018). Conceito de Tecido Sanguíneo. Em https://conceitos.com/tecido-sanguineo/. São Paulo, Brasil.