Conceito » Aprender » Jeans: Slim, Skinny, Straight ou Regular

Jeans: Slim, Skinny, Straight ou Regular - Conceito, o que é, Significado

Os jeans são uma peça de roupa universal que nunca deixou de evoluir desde suas origens. A palavra jean se refere a um tipo de tecido muito popular entre os comerciantes genoveses (otecido jean fabricado em Gênova era muito parecido com o tecido denim).

Nem todos os jeans são iguais

Os tipos de jeans variam de acordo com suas características: tiro, corte e tecelagem. Durante décadas os jeans estiveram associados aos jovens e à vestimenta informal, mas com o passar do tempo esta peça foi adaptando-se às necessidades das pessoas.

O modelo straight ou regular é o mais clássico e se adapta a todas as idades e situações. Trata-se de uma calça reta, de tiro alto e que não fica ajustada no tornozelo.

O modelo skinny é confeccionado com um tecido elástico e é muito apertado da cintura até o tornozelo. O slim é similar ao skinny, só que levemente mais largo na altura do tornozelo. Ambas as versões têm como objetivo destacar a silueta e tanto uma como outra são uma boa opção para disfarçar os quadris largos. Se as pernas são excessivamente finas, é preferível escolher uma calça jeans slim que uma skinny.

Além dos estilos straight, slim ou skinny, novas versões surgiram no mercado nos últimos anos, como bootcut, boyfriend, girlfriend, push up e super skinny. Há jeans para todos os gostos: envelhecidos, rasgados, com cintura baixa ou alta, para usar todos os dias ou para momentos especiais. Um aspecto a ser levado em conta é adaptar cada tipo de jeans às necessidades pessoais dos consumidores e, logicamente, às suas características morfológicas (neste sentido, a forma das nádegas de cada um é o fator que determina a escolha de um tipo ou outro de jeans).

Os primeiros jeans apareceram no século XIX na Califórnia durante a febre do ouro

A febre do ouro atraiu milhares de aventureiros e buscadores de fortuna de todo o mundo. Neste contexto histórico, o comerciante alemão Levi Strauss abriu um estabelecimento em São Francisco para atender às necessidades dos mineiros. Tratando seus clientes, observou que as calças usadas por eles não eram apropriadas para trabalhar nas minas e devido a isso projetou uma calça resistente com tecido de carpas, onde trabalhavam os mineiros.

Para que o tecido não rasgasse facilmente, incorporou rebites de cobre como elemento de reforço nas laterais e nos bolsos. Com o passar do tempo, o tecido foi tingido de azul e introduzido sua etiqueta característica da marca.

As calças jeans se adaptaram a diversas tendências de moda: à subcultura dos greasers dos anos 50 nos Estados Unidos, ao movimento hippie dos anos 60, ao heavy metal dos anos 80 e à moda western.

Imagens Fotolia: Shorena Tedliashvili, Rinafioletovaya e Anat_Tikker

Relacionados:

  1. Denim
  2. Customizar
  3. Cowboy
  4. Osteócito
  5. Vestido
  6. Tecido Sanguíneo
  7. Couro Ecológico
  8. Cores Litúrgicas
  9. Célula Vegetal
  10. Padrão de Beleza