Sonolência - Conceito, o que é, Significado

O sono é um dos pilares do bem-estar e do nosso rendimento. Ou seja, para ter um bom nível de desempenho no trabalho, é essencial ter um bom descanso. No entanto, há momentos em que podemos sentir sonolência. Isto acontece quando temos sono durante o dia, bocejamos e sentimos que os olhos se fecham.

Uma situação muito incômoda é ir à escola e ter dificuldades em cumprir as indicações do professor diante desse impulso de sono, mas temos que fazer um grande esforço para não dormir sobre a mesa. Por vezes, este estado de sonolência pode ser resultado de estar tomando algum medicamento que provoca sono como efeito colateral.

Observações sobre a sonolência

Em alguns casos, a sonolência é experimentada em horas pontuais do dia, por exemplo, depois de comer. Por esta razão, algumas pessoas gostam de tirar uma soneca após a refeição para recarregar as forças. A sonolência frequente pode também ser sintoma de uma doença, por exemplo, a depressão. O paciente experimenta uma apatia frequente e alto desejo de dormir.

Outra causa de sonolência é o trabalho em turnos dentro de uma fábrica

Quando um empregado trabalha uma semana de manhã, outra de tarde e outra a noite não é capaz de consolidar o hábito do descanso. O problema da sonolência surge realmente quando o sono aparece em momentos que não devem ser vivenciados porque altera o ritmo de vida natural que é dormir à noite e ter uma vida mais intensa durante o dia.

A sonolência causa alterações no humor e no comportamento habitual de uma pessoa. Ela produz dificuldades na memória podendo levar a esquecimentos significativos. A sonolência causa letargia, fadiga crônica e perda de vitalidade.

Ela pode ocorrer por causa de fatores externos como morar numa área com alto índice de poluição sonora, consequência de ruídos incômodos. Mas também pode estar motivada por um fator interno, por exemplo, as deficiências nutricionais na dieta.

Diagnóstico médico

Diante de uma sonolência frequente é essencial solicitar uma consulta no médico para obter o melhor diagnóstico e o tratamento adequado. As condições do tempo também podem causar sonolência, por exemplo, um dia de muito calor. As altas temperaturas tendem ao sono e a preguiça.

Imagem: Fotolia. aleutie

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: