Conceito » Saúde » Beta hCG

Beta hCG - Conceito, o que é, Significado

A Beta hCG, também conhecida como Gonadotrofina Coriônica Humana é um hormônio produzido pelo embrião, portanto, é utilizada para realizar o diagnóstico de gravidez.

Este hormônio começa a ser produzido após a implantação do embrião. Sua função é manter o corpo lúteo, uma estrutura responsável pela produção do hormônio progesterona, necessário para que o embrião desenvolva uma rede de vasos sanguíneos que lhe permitam manter-se implantado, crescer e desenvolver. No final do primeiro trimestre quando a placenta se forma diminui a produção de Beta hCG.

A Beta hCG é responsável pelas náuseas, sonolência, cansaço e mudanças de humor que ocorrem nas mulheres grávidas, especialmente durante o primeiro trimestre de gravidez.

É possível fazer determinações de Beta hCG 10 dias após a fecundação. A mesma atinge sua concentração máxima próximo das semanas 12 a 14.

A Beta hCG pode ser determinada na urina e no sangue

Este hormônio pode ser encontrado no sangue e na urina da mãe. Sua determinação é conhecida como teste de gravidez.

As concentrações no sangue geralmente são mais fáceis de detectar através dos testes de gravidez, especialmente no seu início. No caso da urina, os níveis deste hormônio são mais baixos, assim, recomenda-se que o teste de urina aconteça nas primeiras horas da manhã, pois desta maneira se aproveita para fazer a determinação da urina acumulada e concentrada durante as várias horas da noite.

Utilitário da Beta hCG

Este hormônio é determinado principalmente como um mecanismo para identificar a gravidez. Também se solicita monitorar o desenvolvimento do embrião, especialmente após os processos de fertilização, já que pode determinar a gravidez antes de realizar certos métodos como o ultrassom.

Existem condições em que a hCG aumenta progressivamente e não há embrião dentro do útero. Trata-se da gravidez ectópica. Neste caso, a hCG pode determinar a morte do embrião ou se continua desenvolvendo-se; isso ajuda a tomar decisões sobre o tratamento a seguir.

Outro uso da hCG é avaliar se houve a expulsão completa do embrião durante um processo de aborto.

É possível que a Beta hCG se encontre elevada nas mulheres que não estão grávidas. Isto se deve à presença de alguns tumores capazes de produzi-la. Principalmente a mola hidatiforme ou tumores como os coriocarcinomas.

Imagem: Fotolia. AntonioDiaz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: