Conceito » Educação » Somar, Subtrair, Multiplicar e Dividir

Somar, Subtrair, Multiplicar e Dividir - Conceito, o que é, Significado

A matemática é uma disciplina científica que muitas vezes é difícil de ser entendida devido à sua complexidade e sua dimensão abstrata. No entanto, as operações aritméticas básicas são conhecidas pela grande maioria da população.

As pessoas que desconhecem as regras fundamentais de cálculo se deparam com um grande problema, pois sem este conhecimento é impossível enfrentar as situações da vida cotidiana.

A soma consiste em unir em uma única cifra dois ou mais números do mesmo sinal. Para calcular uma operação entre números, utiliza-se o sinal + e o resultado final é precedido pelo sinal =. Desta forma, 3 + 2 = 5 e 4 + 3 + 7 = 14. Trata-se de um cálculo simples, sendo que a mente pode realizar de maneira rápida e intuitiva. Para somar quantidades maiores é possível empregar algum procedimento de suporte, como o ábaco ou a calculadora.

Ao somar podemos unir, agrupar ou juntar coisas

A operação inversa à soma é a subtração e é representada pelo sinal -. Se em vez de somarmos duas quantidades quisermos saber o resultado final removendo um número de outro, neste caso, estamos fazendo uma subtração. Por exemplo, tenho 15 lápis e dou 3, assim ficarei com 12 lápis; matematicamente posso expressar da seguinte maneira: 15-3 = 12.

Multiplicar é uma forma de somar, mas de maneira abreviada. O sinal característico desta operação é o “x”. Então, 3x4 é o mesmo que dizer 3 + 3 + 3 + 3. Para exercitar este tipo de operações, a maioria dos alunos de todo o mundo utilizam as famosas tabelas de multiplicação.

Da mesma forma que a subtração é a operação inversa à soma, a divisão é a operação inversa à multiplicação. Em outras palavras, dividir equivale a repartir ou distribuir algo de maneira imparcial.

O sinal ":" é característico desta operação. Se tenho 6 doces e quero repartir entre 3 amigos, o resultado final será 2 (6: 3 = 2).

Os homens primitivos e a aritmética

Geometria, álgebra e trigonometria são áreas de conhecimento após aritmética básica. Os povos primitivos de milhares de anos atrás já fizeram cálculos simples relacionados ao seu ambiente natural.

Os antropólogos acreditam que a capacidade numérica dos primeiros homo sapiens era muito rudimentar, mas suficientemente eficaz para entender ideias básicas relacionadas à soma e à subtração das coisas.

O grande salto qualitativo ocorreu quando os números abstratos substituíram os elementos reais.

Alguns animais têm a capacidade de realizar cálculos simples

Todos os tipos de experimentos foram realizados sobre a capacidade dos animais para realizar certas operações básicas.

Algumas aves e mamíferos podem compreender diferentes quantidades de elementos. No entanto, a linguagem simbólica da matemática é exclusiva dos seres humanos.

Imagem: Fotolia. Andrey Kiselev

Relacionados:

  1. Ábaco
  2. Números Naturais
  3. Números Egípcios
  4. Folha de Cálculo
  5. Calculadora Científica
  6. Números Racionais
  7. Álgebra
  8. Excel
  9. Discalculia
  10. Múltiplo