Conceito » História » Antiguidade Tardia

Antiguidade Tardia - Conceito, o que é, Significado

Do ponto de vista histórico se torna necessário organizar cronologicamente o tempo. Neste sentido, a ordem tratada pela comunidade científica é a seguinte: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. A Pré-história é o período da humanidade mais extenso, uma vez que sua duração abrange dois milhões de anos (desde a origem dos primeiros humanos até o surgimento da escrita).

A denominação Antiguidade Tardia serve aos historiadores para dividir o tempo em dois grandes períodos: a Antiguidade Clássica e a Tardia. Esta última inclui o período que abrange do século III até o século VIII d. C.

Em outras palavras, desde o declínio da civilização romana até a expansão dos árabes pela Europa e o norte da África do Norte, ou então até o início do império de Carlos Magno

Por outro lado, esta referência cronológica se opõe à visão tradicional segundo a qual a Idade Média começou a partir da Queda do Império Romano no ano 476 d. C.

Ao dividir a Antiguidade em dois grandes períodos, podemos explicar melhor o surgimento posterior da Idade Média. Assim, o salto entre a Antiguidade e a Idade Média faz mais sentido se considerarmos os acontecimentos que marcaram a Antiguidade Tardia.

Grandes acontecimentos durante a Antiguidade Tardia

Durante este período de cinco séculos, alguns acontecimentos se destacaram mais:

1) A ordem clássica impulsionada por gregos e romanos foi enfraquecendo aos poucos;

2) O Cristianismo se consolidou na Europa como uma religião hegemônica que gradualmente foi substituindo o politeísmo e o paganismo;

3) A partir do século VI o Islamismo começou a desenvolver-se como uma nova religião monoteísta.

Esses três grandes eixos determinaram novas ideias que afetaram o conjunto da sociedade.

Qual critério foi usado para dividir o tempo histórico em grandes períodos?

A divisão em períodos é uma forma de ordenar e compreender as mudanças da história universal. Esta ordem se estabelece a partir de um critério geral: determina-se um período e inicia outro quando um episódio histórico tem tanta importância que implica um novo paradigma à humanidade.

O surgimento da escrita determinou o início da Idade Antiga, O Descobrimento da América representou o início da Idade Moderna e a Idade Contemporânea começou em 1789, ano que ocorreu a Revolução Francesa.

Imagem: Fotolia. Erica Guilane-Nachez

Relacionados:

  1. Eixo Cronológico
  2. Contemporâneo
  3. Periodização
  4. Idade da Pedra
  5. Renascimento
  6. Idade do Bronze
  7. Eurásia
  8. Senhor Feudal
  9. Eras Geológicas
  10. Marroquinaria