Conceito » Saúde » Discalculia

Discalculia - Conceito, o que é, Significado

A discalculia é a dificuldade de compreender operações matemáticas. Pessoas com essa limitação apresentam problemas ao executar cálculos básicos, por exemplo, para adicionar ou subtrair valores ou para lidar com situações na qual é preciso executar uma operação aritmética simples. A palavra discalculia vem do grego e do latim, uma vez que “dis” é um prefixo grego que significa mau e “calculia” vem do latim e quer dizer calcular ou contar.

A dislexia dos números

A dislexia é uma alteração da linguagem e as pessoas que sofrem com esse transtorno têm confusão com as palavras, especialmente na hora de escrevê-las. A discalculia por vezes tem sido descrita como a dislexia dos números. Os primeiros sintomas podem ser vistos quando uma criança não consegue contar quantos objetos aparecem diante dela. Do ponto de vista do desenvolvimento evolutivo, considera-se que esta capacidade é inata e que não tê-la desenvolvida é um sintoma de discalculia.

As crianças com discalculia

As crianças que sofrem de discalculia manifestam dificuldades nas fases iniciais e apresentam limitação com a matemática dentro do mundo escolar, afetando sua vida cotidiana, por exemplo, para entender as horas do relógio ou para lidar com o dinheiro.

Os primeiros problemas geralmente aparecem com os números elementares (de 1 a 10), uma vez que as crianças com discalculia não entendem que os números podem ser somados e subtraídos. Naturalmente, os estudantes com esta carência não podem avançar ao mesmo ritmo que o restante dos seus colegas.

As causas e a terapia para superar a discalculia

No que diz respeito à origem exata da discalculia, não há nenhuma resposta definitiva, uma vez que os especialistas acreditam que esse distúrbio pode ser neurológico, um déficit da memória ou alguma anomalia de caráter genético.

Da mesma maneira que a dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem, a discalculia deve ser tratada com uma terapia psicológica. Especialistas neste transtorno aconselham que a terapia tenha algum componente lúdico para que as crianças aprendam a matemática como algo divertido e não como um tomento em suas vidas.

Além disso, recomenda-se que as crianças com discalculia tenham algum reforço escolar especializado. Neste sentido, nos últimos anos, foram desenvolvidos programas direcionados a esse distúrbio. Os tratamentos são geralmente de tipo individual e orientados à reeducação matemática.

Imagem: Fotolia. Uber

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: