Simbologia - Conceito, o que é, Significado

SimbologiaDenomina-se simbologia ao conjunto de elementos que servem para representar outros. Esta expressão é típica de certas expressões artísticas, por onde o autor tenta explicar uma situação através da evocação de um determinado elemento. Assim, por exemplo, estes processos podem ser observados tanto na pintura como na literatura. Para compreender realmente uma simbologia é necessário entender um símbolo. Para isso, convém retomar as categorias de Peirce, na qual um signo significa o representante e o representado em uma relação absolutamente arbitrária. Isto demonstra que não há nenhum elemento de semelhança entre significante e significado, nada que a simples observação do primeiro faça pensar no segundo (diferentemente do que aconteceria, por exemplo, com um ícone, onde existe algum tipo de semelhança entre o representado e o representante). É por isso que uma determinada simbologia deve ser conhecida por todos que a utilizam de alguma forma.

Um claro exemplo de simbologia em uma obra artística está na “Divina Comédia”. Nela, Dante é conduzido por Virgilio para o inferno e purgatório, enquanto que Beatriz o conduz para o céu. Este aspecto deixa clara a simbologia: Virgilio era considerado o Epítome do conhecimento dos autores clássicos, era a cultura do passado, aquela herdada da Grécia e de Roma; já Beatriz, em compensação, era a teologia e a capacidade para mostrar a estrutura do céu, como também era o amor de infância de Dante e por esta circunstância, um amor puro. O autor revela elementos arbitrários que servem para compreender sua obra.

Sendo assim, a arte é comum no processo de utilizar simbolismos. Também está frequente em muitas passagens da Bíblia, em especial nos livros apocalípticos. Neles, podemos perceber como determinadas expressões e valores construíam uma história, onde apenas podia ser conhecido por uma pessoa que conhecesse os símbolos. Para nós, pode parecer distante, mas era um tipo de proceder e simbologia que a comunidade entendia. Na atualidade, é necessário introduzir-nos nesta cultura para compreender melhor o contexto.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: