Sexo - Conceito, o que é, Significado

A ideia de sexo em relação aos seres humanos pode ser entendida por perspectivas diferentes e todas estão relacionadas. Por um lado, o sexo tem uma dimensão reprodutora, é um instinto que pode estar vinculado ao amor e, por último, pode-se dizer que faz parte de uma indústria. Ao mesmo tempo, o sexo está presente na concepção moral do ser humano, na publicidade e no mundo dos sonhos.

A reprodução sexual humana

A reprodução é uma das funções vitais. Por esta função, homem e mulher se unem através do coito e suas células reprodutoras correspondentes geram um novo ser humano. As células reprodutoras masculinas e femininas são produzidas em seus aparelhos reprodutores e as características dos aparelhos reprodutores recebem o nome de características sexuais primárias, das quais amadurecem com os anos até se tornar fértil e poder realizar a função reprodutora.

O sexo como instinto

A sexualidade está escrita no código genético e determina a reprodução, além de, paralelamente, nosso desejo ou apetite sexual. Isto quer dizer que há um instinto sexual controlado por uma série de regras morais, por exemplo, a proibição do incesto na maioria das culturas.

As tradições culturais e as ideias religiosas possuem dois aspectos que de certa forma vigiam o instinto sexual. Vale recordar a luxuria que é um dos sete pecados capitais do cristianismo.

O sexo e o amor

Tradicionalmente, entende-se que o sexo ligado ao sentimento amoroso é a máxima expressão do amor carnal. Esta combinação é a mais empregada, mas não é a única, pois há pessoas que defendem uma sexualidade livre de ataduras. Neste sentido, podemos distinguir o sexo “legítimo” do “ilegítimo”.

O primeiro caso seria o sexo dentro do casamento ou na relação estável de um casal, isto é, emoldurado dentro do amor romântico. O sexo “ilegítimo” é aquele avaliado como sujo, pecaminoso ou desviado, como mostra a prostituição, as aberrações sexuais, as parafilias, etc.

A indústria do sexo

A pornografia é uma das indústrias mais potentes em nível mundial. Trata-se de um negócio lucrativo baseado no instinto sexual presente em homens e mulheres. Esta indústria oferece produtos bem variados: filmes com todo tipo de atividade sexual e artefatos para proporcionar prazer ou estimular jogos sexuais. O pornô é uma maneira de entender o sexo e socialmente é considerado como uma versão diferente do sexo erótico.

Imagem: Fotolia - Photographee

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: