Pansexual - Conceito, o que é, Significado

PansexualEm grego o prefixo pan quer dizer todo, assim a palavra pansexual significa literalmente todo sexo. Neste sentido, deve-se destacar que a existência do pansexualismo como interpretação da realidade humana.

O pansexualismo e a psicanálise

Freud é o pai intelectual da psicanálise, uma corrente terapêutica da psicologia e ao mesmo tempo uma abordagem filosófica sobre a existência humana. Na análise freudiana, a sexualidade tem um protagonismo único e prova disso são as avaliações sobre o complexo de Édipo, a libido ou Eros e Tânatos como dois impulsos ou instintos que fazem parte da condição humana.

De certa forma, para Freud e a psicanálise em geral tudo está ligado à sexualidade, aos desejos, à motivação e aos mecanismos de defesa. De maneira consciente ou inconsciente somos seres sexuais e o impulso sexual está presente na vida cotidiana, na cultura e na arte.

Uma pessoa pansexual

O pansexual é aquela pessoa, homem ou mulher, que vive a sexualidade com intensidade e que normalmente tem apetite sexual por pessoas de qualquer sexo ou inclinação sexual. Desta maneira, o pansexual é aquele que não discrimina ninguém sexualmente, pois sente interesse por qualquer um. Pode-se dizer que o pansexual leva ao limite a bissexualidade. Na bissexualidade as preferências pelo gênero masculino ou feminino têm importância, já no pansexualismo a diferença entre homem e mulher é irrelevante.

Quando alguém se define como pansexual dá a entender três ideias:

1) que o sexo é prioridade em sua vida e de alguma forma está completamente envolvido;

2) que tem atitude aberta em relação ao sexo e não se limita às relações convencionais;

3) que tem vício sexual.

Como podemos ver são vários os significados que podem ter o pansexualismo.

Críticos e defensores

Do ponto de vista social, a conduta pansexual é considerada em certas ocasiões como uma parafilia, ou seja, uma desordem da conduta sexual. Existem aqueles que entendem que o pansexualismo é um desvio de comportamento, mas há outras posições que reivindicam a pansexualidade como uma forma de entender o sexo a partir da liberdade individual e que vai além do tradicional.

Imagem: iStock. Kristina Velickovic

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: