Conceito » Psicologia » Intersexualidade

Intersexualidade - Conceito, o que é, Significado

Os seres humanos têm dois sexos: masculino ou feminino. Por outro lado, o gênero é um conjunto de significados culturais associados a um ou outro sexo. Portanto, o sexo se refere a uma questão estritamente biológica do indivíduo, enquanto que o gênero faz alusão aos papéis sexuais de cada sexo.

Tradicionalmente, considera-se que o sexo feminino está vinculado a um papel e o masculino a outro, assim, ambos estão claramente separados. No entanto, o conceito intersexualidade propõe outra maneira de compreender a sexualidade humana. Desta forma, uma pessoa intersexual é aquela que não se identifica a si mesma nem como homem nem como mulher, uma vez que seu corpo não é propriamente masculino nem feminino. Obviamente, a noção de intersexualidade só pode ser aplicada aos indivíduos que apresentam uma alteração nos seus cromossomas e, portanto, não é fácil determinar se são homens ou mulheres.

Diversas formas de entender a intersexualidade

Podem referir-se aqueles indivíduos que apresentam os órgãos genitais em um nível intermediário entre o masculino e o feminino. Também se referem aquelas pessoas com uma aparência externa de um sexo, mas interiormente do outro. De qualquer forma, o papel sexual não coincide com os cromossomos do indivíduo. Do ponto de vista estatístico, este fenômeno afeta aproximadamente um em cada 1500 recém-nascidos.

Entre o masculino e o feminino

O principal problema da intersexualidade consiste na dificuldade de defini-la, uma vez que um indivíduo que não é de um sexo ou de outro se encontra em uma posição intermédia.

As pessoas que vivem em um corpo intersexual têm dificuldades para introduzir sua imagem convencional na sociedade, uma vez que não possuem sexo definido biologicamente falando, mas o modelo social lhes obriga a escolher sua orientação sexual.

Muitos intersexuais também conhecidos como hermafroditas decidem submeter-se a um tipo de tratamento hormonal ou operação cirúrgica para conseguir uma identidade sexual mais definida.

Problemas de identidade

Se um indivíduo é intersexual provavelmente terá problemas em relação a sua identidade como pessoa. Seus pais terão que defini-lo entre um sexo ou outro e sua vida fará parte de um modelo masculino ou feminino. Esta situação ambivalente proporciona desajustes emocionais e sociais.

Outra questão problemática que afeta estas pessoas está relacionada com a medicina e com a psicologia, já que os profissionais destas disciplinas se encontram diante de um dilema complexo: manter a ambiguidade sexual do indivíduo ou criar uma identidade de gênero com algum tipo de tratamento.

Imagem: Fotolia. 32 pixels

Relacionados:

  1. Cisgênero
  2. Sexo Frágil
  3. Mulher
  4. Linguagem de Gênero
  5. Equidade de Gênero
  6. Misandria
  7. Misoginia
  8. Conto de Fadas
  9. Travestismo
  10. Disforia