Conceito » Educação » PhD

PhD - Conceito, o que é, Significado

No campo acadêmico as siglas PhD são usadas como abreviatura para referir-se ao indivíduo que se formou em uma disciplina. Literalmente um doutor em filosofia, que vem da expressão latina equivalente, doctor philosophiae.

Trata-se de uma denominação própria das universidades anglo-saxãs e que vem sendo utilizadas desde o século XIX. Equivale a um doutorado e é mais do que uma licenciatura, pois significa que o aluno se submeteu a uma tese doutoral.

A origem histórica das siglas faz parte da Idade Média

A obtenção de um PhD em medicina, biologia, teologia ou direito não significa que o titular desse grau acadêmico tenha conhecimentos filosóficos. Esta abreviatura é usada porque desde a Idade Média o conjunto do saber era agrupado sob o nome de filosofia, pois se entendia que esta disciplina representava as várias áreas científicas.

Durante séculos o currículo educacional esteve dividido em dois grandes blocos que incluíam as artes e as disciplinas científicas: Trivium e Quadrivium. A primeira compreendia as seguintes matérias: gramática, dialética e retórica. Já o Quadrivium incluía outras quatro: a aritmética, a geometria, a astronomia e a música.

Como complemento ao Quadrivium, estudavam-se disciplinas como História Natural ou Medicina

Após superar estes dois níveis, entendia-se que o aluno já estava capacitado para aprofundar-se no conhecimento estritamente filosófico. Todos estes conhecimentos eram ensinados nas escolas monásticas e posteriormente nas primeiras universidades europeias.

Com o passar do tempo, cada área do saber se tornou independente do seu tronco originário. Assim, a Pedagogia, a Psicologia e a Sociologia apareceram no século XIX e adquiriram um status independente no campo universitário no século XX. Atualmente, as áreas do conhecimento possuem uma categoria especializada e específica, como é o caso da Astrofísica, da Biotecnologia, das Ciências da Educação e das diferentes especialidades da Medicina.

Em resumo, o uso das siglas PhD no século XXI vem a ser um reconhecimento ao papel da filosofia no conjunto do saber.

O que se entende por Filosofia

Os primeiros filósofos ocidentais, especialmente os pré-socráticos, não se achavam sábios (sophos), mas sim buscadores da sabedoria.

Se prestarmos atenção ao significado estrito da palavra, filosofia significa amor à sabedoria, uma vez que é formada por philos, que quer dizer amor e sophía, que significa sabedoria. Assim, mais do que uma área de conhecimento, deve ser entendida como uma atitude na busca pela verdade.

Imagem: Fotolia. Toltemara

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: