A renovação é uma ação que se realizada com a missão de restaurar, modificar ou modernizar algo que se tornou obsoleto, que se encontra quebrado ou velho em algum aspecto, mas ainda útil; então, decide-se dar um novo aspecto através de diversas técnicas ou elementos.
Se um aparelho qualquer não responde mais as demandas que nos impõe a tecnologia de hoje é preciso renovar, então, o mais comum neste caso é substituir o utensílio por um novo ou outro que apresente as novidades atualizadas.
Por outro lado, os móveis são outros elementos que costumamos submeter aos favores da renovação, seja porque são antigos e precisam de um ajuste na pintura, ou ainda porque há algo que não gostamos e decidimos modificar.
Na atualidade, a renovação de mobiliário, popularmente conhecida como restauração, expandiu-se fenomenalmente pelo mundo todo e isso tem a ver com o interesse e a demanda que continua apresentando os móveis e também os objetos e iluminação antiga.
No entanto, a renovação mobiliária se refere à ação de mudar alguns móveis por outros. Muitas vezes decoramos a casa em função da moda do momento ou da época vigente, mas a moda é efêmera por si só, passa o tempo, as coisas se tornam velhas ou até mesmo ficamos entediados, por estas razões mais comuns é que há uma mudança no mobiliário.
Também se pode renovar um ambiente específico, por exemplo, um banheiro, incorporando novos aparelhos e acessórios.
E finalmente podemos mencionar que a renovação pode ser efetuada e precisar de algum documento, como um documento de identidade ou um passaporte que venceu e precisa ser renovado para voltar a ter validez e vigência.
Ainda mais, podem-se renovar os aspectos pessoais como seus ideais, emoções, sentimentos, entre outros.
Imagem: Fotolia. ivan kmit
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2017). Conceito de Renovação. Em https://conceitos.com/renovacao/. São Paulo, Brasil.