Conceito » Educação » Quadro Teórico

Quadro Teórico - Conceito, o que é, Significado

O conceito quadro teórico está diretamente relacionado com a pesquisa e, portanto, com a ciência. O quadro teórico é entendido como o conjunto de ideias, procedimentos e teorias que servem a um pesquisador realizar sua atividade. Pode-se dizer que o quadro teórico estabelece as coordenadas básicas das quais se investiga uma disciplina específica.

O papel na pesquisa

Para pesquisar um assunto precisamos de algo mais do que a simples observação de certos fatos, consequentemente, necessitamos de hipóteses, uma metodologia, uma teoria de justificação. A tudo isso chamamos de quadro teórico. Em outras palavras, trata-se de um guia de atuação.

Como elaborar um quadro teórico para um trabalho de pesquisa

Vamos imaginar que estamos na circunstância de realizar um projeto de pesquisa. Em primeiro lugar, devemos saber o que foi publicado anteriormente sobre o assunto em questão. Por outro lado, é necessário estar familiarizado com a terminologia específica. Por último, é necessário que o pesquisador enquadre sua atividade dentro de um paradigma ou modelo científico geral.

A partir destes argumentos podemos construir um quadro teórico geral com os seguintes elementos:

- Descrição do problema que será pesquisado;

- Adoção de uma perspectiva teórica para explicar o que, como, quando e por que ocorre um fenômeno;

- Estabelecimento de objetivos gerais e específicos;

- Escolha de uma metodologia (cada atividade científica precisa de um método específico, pois uma pesquisa arqueológica não é o mesmo que uma biológica).

Considerações gerais a modo de conclusão

Todo quadro teórico está dividido em duas partes: o quadro referencial (o contexto que afeta a pesquisa) e o quadro temático (a pesquisa do tema escolhido).

O quadro teórico responde a duas perguntas fundamentais: o que se pesquisa e para que será pesquisado. Ao mesmo tempo, o quadro teórico implica em assumir determinada postura em relação ao objeto de estudo (por exemplo, uma pesquisa geralmente está localizada dentro de uma corrente científica ou outra).

Tem uma relação estreita com a ideia de metodologia e teoria

O quadro teórico é uma forma de entender e interpretar a realidade através de uma série de conceitos que funcionam como supostos teóricos que possibilitam o processo de pesquisa.

Alguns estudiosos do conceito consideram que dentro de um quadro teórico existem diferentes níveis de abstração que vão do geral para o particular (o paradigma científico que serve como modelo, a teoria geral do tema a ser tratado, as diversas teorias substantivas, as proposições teóricas e, por último, as regularidades empíricas).

Certas propostas estão conectadas com as metodologias quantitativas, enquanto que outras têm uma maior afinidade com as metodologias qualitativas. Neste sentido, uma metodologia quantitativa utiliza métodos experimentais através de técnicas de coleta de dados (por exemplo, o uso de questionários em um estudo sociológico). Em uma metodologia qualitativa (por exemplo, a análise etnográfica de um grupo social) são realizados trabalhos de análise interpretativa (por exemplo, uma série de entrevistas com indivíduos de uma etnia).

Imagem: Fotolia. iterum

Relacionados:

  1. Projeto de Pesquisa
  2. Pesquisa
  3. Marco Conceitual
  4. Metodologia
  5. Estrutura
  6. Quadro Sinóptico
  7. Planejamento
  8. Praxe
  9. Método Indutivo
  10. Gestão Social