Conceito » Direito » Propriedade Industrial e Intelectual

Propriedade Industrial e Intelectual - Conceito, o que é, Significado

A iniciativa criativa de uma pessoa se torna patente em iniciativas e projetos que podem ser protegidos com direitos específicos. A propriedade intelectual expressa a importância de defender os direitos do autor como uma forma de potencializar o talento criativo de escritores que compartem sua paixão pelas letras através de sua constância e da proposta das obras literárias apresentadas no mercado.

Direitos dos escritores

A importância da propriedade intelectual é tanta que o plágio é considerado um crime. Isto é, a cópia de uma obra seja ela total ou parcial estabelece uma violação dos direitos da propriedade intelectual correspondentes ao autor. A propriedade intelectual passou também por grandes violações com a chegada da internet, na qual é possível, por vezes, fazer um download de algum trabalho ilegal.

Graças à propriedade intelectual, o autor de um livro recebe o lucro de determinada obra através da venda dos seus livros. Da mesma forma, se um diretor de cinema decide levar às telonas um grande sucesso literário, ele deve negociar anteriormente com o autor do livro, que é o dono dos direitos da história. Os direitos do autor protegem aqueles trabalhos que refletem precisamente a essência do escritor. Mesmo que o autor não fale de si mesmo no romance, ele acaba mostrando seu estilo literário, sua riqueza de vocabulário e sua criatividade. Portanto, a propriedade intelectual agrupa o conjunto de direitos que defende o trabalho dos escritores.

Os direitos do autor estão presentes nas criações artísticas (quadros), filmes e fotografias. Na verdade, em relação a este ponto, existem bancos de imagens na internet onde é possível comprar fotos de qualidade graças ao trabalho profissional de especialistas.

Direitos intelectuais

A propriedade industrial também aumenta a criatividade dos autores que têm iniciativa para empreender em um projeto. No entanto, o tipo de projeto é diferente. Este tipo de propriedade é destinado a defender o direito da criação de uma patente, a denominação de origem de um produto ou o registro de uma marca que se conecta ao valor corporativo de uma empresa.

A propriedade industrial protege todos os trabalhos realizados na indústria. Geralmente, são criações em série. A propriedade industrial e intelectual é muito importante, pois agrega valor ao lançamento de novos produtos ou serviços fornecidos a partir de uma gestão otimizada de patentes.

Imagem: Fotolia. faithie

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: