Conceito » Psicologia » Psicologia Industrial

Psicologia Industrial - Conceito, o que é, Significado

A psicologia tem vários campos de atuação. Neste artigo vamos analisar o que é a psicologia industrial. Esta disciplina se refere à seleção de pessoal, aos programas de formação em gestão de recursos humanos, ao desenvolvimento de programas para impulsionar a eficiência do trabalho em uma organização. O objetivo desta prática da psicologia é a realização de programas através dos quais promovem o desenvolvimento profissional dos trabalhadores, dando especial atenção à produtividade e com isso aumentando o desempenho da própria organização.

Deve-se ressaltar que a psicologia industrial teve sua origem após a Segunda Guerra Mundial, momento em que o trabalho tomou uma nova dimensão. Isto é, os trabalhadores não só buscavam a estabilidade econômica com seus salários, mas também criar um ambiente de felicidade.

O que é a psicologia industrial?

A partir deste ponto de vista, a psicologia industrial busca também um modo de vincular cada trabalhador com seu cargo mais adequado e de suas principais competências. No ambiente de trabalho também existem laços afetivos. Por esta razão, é muito importante analisar os vínculos que os trabalhadores estabelecem com o chefe e também com seus colegas, uma vez que muitos dos conflitos de clima organizacional procedem de uma má relação e falta de empatia. Além disso, o sistema também pode mudar e evoluir, como mostra o momento em que um trabalhador é promovido e exerce um papel de líder.

Os empreendedores bem-sucedidos estão focados no desempenho econômico de sua empresa, mas também são conscientes que uma organização é composta de pessoas. Portanto, há um cuidado básico com as pessoas. E isso persegue também a psicologia industrial analisando o comportamento dos trabalhadores no local de trabalho.

Contexto socioeconômico

A psicologia industrial atende também aos fatores do seu entorno, já que o contexto socioeconômico influência inclusive a organização, como mostra o impacto de uma crise econômica nos empregados que vivem como medo de perder o trabalho. A psicologia industrial parte da premissa que as organizações causam um impacto e influenciam comportamento das pessoas.

Imagem: Fotolia. Marina Zlochin

Relacionados:

  1. Riscos Psicossociais
  2. Psicologia da Arte
  3. Psicologia Cognitiva
  4. Segurança Industrial
  5. Psicologia
  6. Psicologia Científica
  7. Psicologia Social
  8. Perfil Psicológico
  9. Administração de Recursos
  10. Programação Neurolinguística