Manufatura - Conceito, o que é, Significado

Denomina-se manufatura a todo bem físico cotizado no mercado. O termo deriva de ser feito à mão no passado, antes de bens capitais realizarem uma substituição na mão de obra; dada esta circunstância, no inicio o termo possuía produtos simples com pouco valor agregado, referindo-se na atualidade também a elementos de grande desenvolvimento tecnológico.

Sua fabricação envolve diferentes processos de incorporação e transformação de matérias primas. Na verdade, a produção de uma manufatura pode evidenciar um procedimento que começa com a entrada de vários insumos, elementos básicos que trabalham e combinam de forma gradativa e sequencial até a conclusão de um produto acabado. Com o passar do tempo este tipo de produção foi sofrendo uma melhora a fim de conseguir um aumento na produtividade. Assim, por exemplo, a revolução industrial e posteriormente a produção em massa foram incidentes de grande importância em relação ao modo em que as manufaturas foram fabricadas. Esta melhoria na produtividade trouxe consigo inevitavelmente uma melhora no preço, pelo simples fato de que, com o aumento da oferta se cobre a demanda.

Na atualidade, há uma nova maneira de lidar com esta produção. De fato, a experiência da empresa Toyota e a intenção de que a demanda determine a produção faz com que muitos dos orçamentos elaborados no passado sejam revistos. Na verdade, a produção em massa era um modelo que dissecava as diferentes tarefas ao mínimo a fim de que a produção passasse por diversas etapas e esta situação redundante em uma redução do tempo de inatividade. Com a experiência da Toyota, se procura iniciar a produção em função de pedidos específicos com muitos operários trabalhando espontaneamente e em equipes. Este tipo de gestão parece ser eficiente, diminuindo consideravelmente as cotas de desperdício e o tempo empregado.

Do exposto anteriormente se pode prever as orientações atribuídas nas futuras décadas na área de produção de manufaturas. Elas já não são uma simples repetição em massa de um mesmo modelo, mas cada manufatura pode ter variantes em função das necessidades do cliente. Além disso, evita-se acumular mercadorias para economizar custos, o que leva à produção ser realizada em menor tempo possível e em função de uma solicitação em particular. Sem dúvida, esta mudança é extremamente importante e evoluem as condições sociais e de mercado.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: